Na caça de votos, pré-candidato a prefeito de Novo Airão mata animais silvestres em reserva ambiental

Crime ambiental prefeito Novo Airão solda capa

Crime ambiental prefeito Novo Airão 1No Estado do Amazonas, as infrações contra a nova legislação estabelecida pela minirreforma eleitoral, aprovada pelo Congresso Nacional em 2015, sequer esperam as convenções partidárias previstas para agosto. No vizinho município de Novo Airão, por exemplo, o pré-candidato Frederico Júnior, do PROS, partido do governado José Melo, passou cerca de dez dias no Parque Nacional do Jaú, unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada nos estados do Amazonas e de Roraima, pedindo apoio explícito à sua pré-campanha a bordo da Lancha Explorer, cujo aluguel é da ordem de R$ 9 mil a diária, sem alimentação, segundo informações.

As fotos, a que teve acesso o RADAR AMAZÔNICO, revelam o nível dos abusos cometidos pelo pré-candidato a administrador de Novo Airão, Frederico Junior. Em uma delas, ele aparece comendo um quelônio e, em outra, um dos homens de sua comitiva posa para foto com um jacaré com parte do corpo decepado.

Novo Airão é um dos municípios com histórico de violência política dos mais comprometedores do Estado. Localizado a 115 km de Manaus, Novo Airão tem sido palco de ocorrências sombrias envolvendo disputas eleitorais ao longo dos últimos 40 anos.

Uma das ocorrências remonta a madrugada do dia 26 de dezembro de 2009 quando explosões destruíram totalmente o prédio do fórum onde funcionavam os cartórios Eleitoral e de Justiça, além da Promotoria do município.

Agora, a violência em período eleitoral atinge até mesmo os animais do Parque Nacional do Jaú, num flagrante caso de crime ambiental.

O Instituto Amazônico Aracê, em Manaus, informou que representará contra Frederico Júnior no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), aqui na capital, já que a Comarca de Novo Airão está sem juiz e promotor. Lá, a cobertura judicial é realizada pela Comarca de Amaturá. O Aracê acusa Frederico de propaganda eleitoral antecipada e crime ambiental. A representação referente ao crime ambiental será encaminhada ao Ibama e ao IPAAM.

Crime ambiental prefeito Novo Airão 5