Nascidos em janeiro devem se recadastrar na Amazonprev até dia 24

Mais de 2,6 mil segurados com aniversários em janeiro já podem comparecer em postos de atendimento e agências do Bradesco, tanto na capital como no interior do Estado, para atualização cadastral da Fundação Amazonprev. Segundo o órgão, o recadastramento vai até dia 24 deste mês.

Com a nova metodologia, os beneficiários da Amazonprev não necessitam mais ir à sede do órgão, no Centro, no mês de aniversário, pois o recadastramento no Bradesco passa a ser único. Essa orientação segue as determinações do Decreto nº 41.350, publicado em 7 de outubro de 2019, no Diário Oficial do Estado (DOE, edição nº 34.100).

Para atender a essa nova demanda, o Bradesco reforçou o número de funcionários para o atendimento exclusivo de recadastramento. Conforme a superintendência regional do banco, as agências 320 (Manaus Centro), 3711 (avenida Sete de Setembro), 482 (Eduardo Ribeiro), 3726 (Boulevard) estão com pelo menos 25 colaboradores direcionados às atividades de recadastro.

Já a Amazonprev lembra que não é permitido o procedimento de atualização por meio de procuração. Ou seja: os segurados em dificuldades de locomoção ou idade avançada podem agendar uma visita domiciliar por um dos números 3627-3400; 3627-3401; 3627-3421, e solicitar o serviço. Para mais informações é possível ligar para o “Fale Conosco”, no número (92) 3627-3424.

Estão liberados do procedimento aqueles que ingressaram no serviço público após a publicação do Decreto nº 41.350. Também estão liberados os inativos e pensionistas cujo ato de concessão do benefício foi publicado até três meses antes do mês de aniversário.

“Na capital, no interior do estado do Amazonas, ou em qualquer local do território nacional, basta que o aposentado ou pensionista procure uma das agências do Bradesco para fazer o seu recadastramento, diminuindo assim a burocracia existente”, declara o presidente da Fundação Amazonprev, André Luiz Zogahib.

Documentação necessária

• Aposentados: RG ou documento de identificação oficial com foto; CPF; comprovante de residência em nome do próprio segurado (recente dentre os três últimos meses ou, na ausência deste, serve a declaração de residência); Título de Eleitor ou e-Título ou comprovante de votação 2018 ou comprovante de quitação eleitoral. Obs.: O PIS/PASEP não deve ser exigido, tendo em vista que o respectivo número já consta no sistema.

Para efeito de confirmação, o agente público que já tiver declarado filho(a) menor de idade, cônjuge ou companheiro(a) como seu dependente, nos termos do regulamento do imposto de renda, deverá apresentar à instituição financeira os originais ou cópias autenticadas de seus documentos obrigatórios, especificados no Anexo II do presente Decreto. Também não haverá a inclusão de novos dependentes para efeito previdenciário e de imposto de renda, por meio da instituição financeira

• Dependentes: Certidão de Nascimento (ou RG) para filhos menores de idade; Certidão de Casamento para os cônjuges; Declaração de União Estável para o companheiro (a); CPF ou documento oficial com foto contendo a informação.

• Pensionistas: RG ou documento de identificação oficial com foto; CPF; comprovante de residência em nome do próprio segurado (recente dentre os três últimos meses ou, na ausência deste, serve a declaração de residência); Título de Eleitor ou e-Título ou comprovante de votação 2018 ou comprovante de quitação eleitoral; Certidão de Nascimento para os menores que não possuírem RG ou documento oficial equivalente.

Vale ressaltar que os documentos devem estar legíveis e com fotografia que garanta a identificação do beneficiário. Para beneficiários em outros estados segue a mesma documentação dos demais segurados.

Com informações da assessoria de imprensa da Amazonprev