“Nenhum usuário está tendo nenhum tipo de prejuízo”, diz vereador sobre sistema de bilhetagem do transporte coletivo de Manaus (ver vídeo)

Rosinaldo Bual desmente o que diz a população de Manaus que está tendo que pagar, mesmo tendo créditos no cartão Passa Facil

Visivelmente atuando como “advogado” de defesa da prefeitura de Manaus e dos empresários do transporte coletivo, o presidente da Comissão de Transporte, Mobilidade Urbana e Acessibilidade da Câmara Municipal de Manaus, vereador Rosinaldo Bual (PMN), que faz parte da bancada de apoio ao prefeito David Almeida (Avante) naquela Casa Legislativa, durante sessão plenária dessa terça-feira (21), disse que “nenhum usuário está tendo nenhum tipo de prejuízo” por causa da pane no novo sistema de bilhetagem implantado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram).

A fala do vereador vai na contramão dos protestos feitos pelos usuários do transporte coletivo que, há dias, vêm reclamando que estão tendo prejuízos com o sistema de bilhetagem implantado pelos empresários com a devida aprovação da Prefeitura de Manaus. Os principais problemas relatados pelos usuários são: o crédito é debitado do cartão Passa Fácil, mas a catraca não é liberada, não tem como conferir o saldo da carteirinha, os novos validadores do cartão Passa Fácil indicam que a carteirinha está vencida ou bloqueada e a integração temporal não funciona.

Desmentindo as declarações de usuários de ônibus e se confrontando com seu colega de Parlamento municipal, o vereador Rodrigo Guedes (Republicanos) que cobrava do prefeito de Manaus uma atitude em defesa da população e do Sinetram respeito com os usuários do transporte coletivo, o vereador Rosinaldo Bual afirmou: “O que o senhor (vereador que critica o sistema de bilhetagem) não confere. Nós já temos mais de 90% dos problemas resolvidos. Nós estamos fazendo uma reconfiguração do sistema e ninguém, nenhum usuário está tendo nenhum tipo de prejuízo. Aquele usuário que ele chega na catraca, que dá problema na carteira dele, o direcionamento é que ele passe na catraca”. Mas o vereador não procurou saber se o tal “direcionamento” do usuário passar sem ter que pagar novamente, está sendo cumprido.

O Radar esteve no Sinetram e no terminal de integração 1, na Avenida Constantino Nery, na manhã desta quarta-feira (22), e verificou que os problemas continuam sem solução e os usuários estão tendo que pagar a passagem, mesmo com as carteirinhas já atualizadas e recarregadas.

No vídeo, Bual chega a dizer que Manaus vive um momento positivo no transporte público e que esteve como presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins e com o presidente do Sinetram, César Tadeu Teixeira, e que eles pontuaram que tudo está “dentro da normalidade”.

Ele chega a atacar a gestão anterior da prefeitura de Manaus e, fazendo uma comparação com a gestão de David Almeida, o vereador governista elogia “Nós nunca vivemos um momento tão positivo na cidade como nós estamos vivendo agora nesse sentido de transporte público. O nosso transporte público está vivendo um dos melhores momentos na nossa cidade”, disse Bual.

Veja vídeo: