Anúncio Advertisement

No AM, cinco municípios registram chuvas acima da média para março

chuvas média

Em pouco mais de 15 dias, cinco municípios do Amazonas já registraram volume de chuvas acima do previsto para todo o mês de março, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). São Gabriel da Cachoeira, Fonte Boa, Eirunepé, Codajás e Itacoatiara foram os municípios que ultrapassaram a média. A estimativa de especialistas do órgão é que continue chovendo nos próximos dias.

Conforme o Inmet, o acumulado de chuvas registrados em São Gabriel da Cachoeira nos primeiros dezoitos dias deste mês é 312,7 mm, quando normalmente são esperados 241,7 mm para março. No mesmo período, no município de Fonte Boa, as chuvas resultaram no acumulado de 266,2 mm, ultrapassando a média de 265,9 mm. Em Eirunepé, a média de pluviométrica de 256,1 mm também foi ultrapassada com volume total de 271,6 mm.

Já Codajás teve maior volume acumulado de chuvas do Amazonas com 397,3 mm, quando a média é 328,5 mm, seguido de Itacoatiara com 368,7 mm e que tem média de 348 mm para março.

O meteorologista do Inmet, Ivan Saraiva, explicou este é um trimestre bastante chuvoso na maior parte da Região Amazônica, marcado pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é responsável por grande parte da precipitação na Amazônia e sucessivos eventos de Zona de Convergência de Umidade (ZCOU).

“A ZCIT é uma banda de nuvens convectivas que se estende ao longo da faixa equatorial e é responsável por grande parte da precipitação na Região Amazônica. A ZCOU é uma região de convergência de umidade em baixos e médios níveis que ocorre devido à associação de um sistema frontal localizado no Sudeste do país, da convecção de calor e umidade no Norte do Brasil, sendo responsável por abundante nebulosidade e precipitação”, apontou o especialista.

Para os próximos dias, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia é de céu variando de encoberto a nublado com pancadas de chuva ocorrendo ao longo do dia.

Manaus
Embora a capital amazonense tenha registrado frequentes chuvas nos últimos dias, de acordo com dados do Inmet, o volume acumulado de chuva da capital (231,8 mm) em março até o momento ainda não ultrapassou a média (335,4 mm).

Entretanto, somente no domingo (17) choveu 63,2 mm em Manaus. Já o acumulado do último sábado (13) foi de 13,0 mm. Até as 9h da manhã desta segunda (18), o Inmet havia registrado 12,8 mm de volume de chuva na capital.

Fonte: G1 Amazonas