No ‘tour’ de David Almeida pela Europa, até o chefe do distrito de obras da Compensa foi pra Barcelona e se casou em Paris

"Uma viagem que era pra ser só para uma maratona, virou casamento e uma lua de mel", escreve a noiva em frente ao museu Louvre, em Paris

A viagem do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), a cidade de Barcelona, na Espanha, ganhou um novo capítulo – bom lembrar que o prefeito também deu uma passadinha em outros países da Europa como Portugal. A cada dia surgem novos integrantes da comitiva do prefeito pelo tour na Europa.

Nesta quarta-feira (25), o Radar Amazônico descobriu que até mesmo o chefe do distrito de obras do bairro Compensa, zona Oeste da capital, Emerson Costa, também esteve presente em Barcelona, com direito a postagem em suas redes sociais do look que iria usar para participar da maratona e até mesmo um crachá de participante do evento. Além de participar da maratona de Barcelona, ele também aproveitou a oportunidade de fazer um passeio pela Europa e se casou em Paris, na França.

Ao contrário de nomes de servidores públicos que o Radar, depois de longa e cansativa busca foi encontrando em datas diferentes, no Diário Oficial do Município, como por exemplo, do titular da Casa Civil, William Dias, do secretário municipal de Comunicação, Israel Conte, do ex-titular da Secretaria Municipal de Esporte (Semjel), Platiny Soares, não se encontra qualquer registro da liberação do chefe do Distrito de Obras, Emerson Costas, e de quem pagou os gastos em euros de viagens e estadia em países europeus.

Durante consulta nas redes sociais do engenheiro, o Radar constatou que, no dia 7 de maio, um dia antes do evento, ele publicou uma foto do kit para participar da corrida. “O Desafio é o que me move! Maratona Barcelona 2022”, disse o chefe do Distrito de Obras da Compensa nas redes sociais.

No dia 14 de maio, ele anunciou que casou e, além disso, a esposa de Emerson publicou no Facebook fotos em Paris e disse: “Uma viagem que era pra ser só para uma maratona, virou casamento e uma lua de mel”.

Entretanto, causa estranheza que a viagem de Emerson Costa para Barcelona não foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) e nem no Portal da Transparência. Apesar das inúmeras pesquisas, o Radar Amazônico não encontrou uma publicação referente à viagem.

Gastos

Após repercussão nacional e sem mostrar nenhum documento, David Almeida assumiu que foram gastos mais R$ 100 mil dos cofres da Prefeitura de Manaus para custear passagens e estadia da viagem, porém, ele deu a entender que esse ainda não seria o total de gastos de sua viagem e de sua comitiva à Europa.

O prefeito disse que ainda estavam sendo feitos os cálculos dos gastos com sua viagem, junto com um grupo de servidores da Prefeitura de Manaus que foram em sua comitiva. Segundo ele, seria necessário converter as despesas de euros para real, pra só depois publicar, mas passados 13 dias a Lei da Transparência ainda não foi cumprida e os gastos com dinheiro público ainda não foram divulgados. Bom lembrar que essas informações deveriam, por cumprimento das leis, ser divulgadas antes mesmo da viagem.

Críticas e cobranças

Enquanto o prefeito aproveitava para correr nas ruas asfaltadas de Barcelona, aqui no Brasil, o vereador Rodrigo Guedes (Republicanos) mostrava o lamaçal na rua Barcelona, do bairro Nova Cidade, na zona Norte de Manaus.

O vereador Amom Mandel (Cidadania) também cobrou esclarecimentos a respeito da viagem de David Almeida e sua comitiva para Barcelona. Apesar da aprovação do Requerimento n.º 4316 de 2022, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), com solicitação de informações à prefeitura de Manaus, que se saiba até hoje não houve qualquer resposta.