Nova alça de retorno é instalada na avenida Coronel Teixeira

Foto: Lucas Silva/Semcom

Para oferecer um trânsito mais seguro no local, a Prefeitura de Manaus entregou nessa segunda-feira (23), uma nova alça de retorno na avenida Coronel Teixeira, Ponta Negra, zona Oeste. A intervenção oferece a opção de conversão no sentido bairro/bairro, com manobra mais segura e dentro das normas técnicas de circulação.

“Temos aqui o concreto, as muretas, isso aqui está pronto para o tráfego pesado. Vai facilitar o trânsito e, ao mesmo tempo, evitar acidentes. É uma obra que custa menos de R$ 100 mil. Já fizemos várias como esta e faremos outras, assim compensamos a falta de recursos para investir em mais viadutos e passagens de nível. Fazemos o que é possível, com criatividade, usando os bons recursos da engenharia de trânsito”, afirmou o prefeito Arthur Virgílio Neto, após liberar o tráfego de veículos no local, onde circulam aproximadamente, 1,5 mil veículos nos horários de pico.

De acordo com o Manaustrans, as conversões à esquerda, realizadas nos canteiros centrais da Coronel Teixeira, representavam grande risco de acidente de trânsito, pois os condutores precisavam desacelerar o veículo exatamente na faixa de maior velocidade e, ao acessar a pista contrária, invadiam também a faixa de maior aceleração.

“Aqui é uma área bem crítica, somente neste ano já foram mais de 100 acidentes e, no ano passado, foram sete vítimas fatais. Muito acidentes ocorreram por conta daqueles retornos que estavam abertos no canteiro central. Então, com essa alça, cria-se uma área de desaceleração para o retorno com segurança”, explicou o presidente do Manaustrans, Franklin Pinto.