Novas datas: inscrições para escolas estaduais de tempo integral serão realizadas entre 9 e 15 de dezembro

Escola de Tempo Integral (1)

Escola de Tempo Integral (2)A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) divulgou as novas datas do processo seletivo para acesso às escolas publicas estaduais de tempo integral. Por conta do feriado estadual do dia 8 e ponto facultativo decretado no dia 7, as inscrições para os que pretendem concorrer a vagas nesta modalidade de ensino deverão ser realizadas entre os dias 9 e 15 de dezembro. Para o ano letivo de 2016 o Governo do Amazonas oferecerá 5.722 vagas para 52 escolas de tempo integral, localizadas na capital e no interior do Amazonas.

Para os interessados em concorrer a vagas nas modalidades de ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e para o ensino médio, as inscrições poderão ser realizadas em qualquer uma das 583 escolas estaduais administradas pela Seduc. Já para os que desejam concorrer a vagas para modalidade de ensino fundamental (do 1º ao 5º ano) as inscrições deverão ser realizadas na unidade de ensino em que se deseja concorrer à vaga.

Conforme disposto na Lei nº 8.113, de 24 de julho de 1991 e no Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, do total de vagas disponibilizadas, 5% serão destinadas aos candidatos com deficiência. Segundo edital, das vagas restantes, 80% serão disponibilizadas aos estudantes oriundos da rede pública de ensino e 20% a candidatos de outras redes.

Critérios de seleção

Para os interessados em concorrer a vagas no ensino fundamental (do 1º ao 5º ano) o processo seletivo apresenta os seguintes critérios: proximidade residencial do candidato, ou seja, o candidato residir nos bairros ou sub-bairros que estejam incluídos no raio de dois quilômetros da escola desejada; menor renda salarial (per capita) da família e em caso de empate, serão considerados o maior número de dependentes da família e a menor idade do candidato inscrito.

Já para a modalidade do 6º ao 9º ano e para o ensino médio, os critérios de seleção são: proximidade residencial do candidato, ou seja, o candidato residir nos bairros ou sub-bairros que estejam incluídos no raio de dois quilômetros da escola desejada e a média somatória das notas dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática tendo como parâmetro os três primeiros bimestres de 2015. Registrando-se o empate, será adotado como critério para desempate a menor idade do candidato, considerando-se ano, mês e dia de nascimento.

Inscrições – Para realizar as inscrições, os candidatos ou seus responsáveis legais, deverão apresentar, no período de 9 a 15 de dezembro, os seguintes documentos: original e cópia do documento de identificação (certidão de nascimento ou carteira de identidade); boletim escolar original, sem rasuras, contendo as notas até o terceiro bimestre ou equivalente do ano de 2015, exceto os alunos da rede estadual do Amazonas, cujas notas serão validadas diretamente no Sistema de Gestão Educacional do Amazonas (Sigeam); comprovante de residência ou declaração de comprovação de endereço e documento de identificação do responsável legal, se o candidato for menor de idade.

O resultado do processo seletivo será divulgado a partir do dia 21 de dezembro de 2015, conforme edital, no mural das escolas participantes e no site da Seduc: www.educacao.am.gov.br. No mesmo endereço eletrônico os interessados podem consultar o edital completo do certame.