‘Novembro Azul’ alerta sobre saúde do homem e combate a preconceitos

Foto: Márcio James / Semcom

A campanha ‘Novembro Azul’ tem como objetivo conscientizar homens com mais de 40 anos sobre os exames preventivos ao câncer de próstata. “É uma forma eficaz de se combater o preconceito”, alerta o prefeito Arthur Virgílio Neto. Na rede municipal, além dos atendimentos de rotina realizados nas unidades da Prefeitura de Manaus, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) fará um trabalho educativo, sem aglomerações por conta da pandemia da Covid-19.

“Não podemos permitir que o preconceito, sobretudo no que se refere ao chamado exame de toque, seja maior do que a nossa necessidade de saúde”, disse o prefeito Arthur Neto, em vídeo publicado em suas redes sociais, relembrando o exemplo de sua própria família. “Meu pai, senador Arthur Virgílio Filho, inteligente e culto como poucos, jamais se submeteu ao exame do toque e quando apareceu o câncer já estava em fase de metástase, instalado nos órgãos que sustentam a vida humana. O preconceito foi maior que o amor por sua própria vida. Por isso, peço para que os homens prestigiem o ‘Novembro Azul’ e digamos não ao preconceito”, alertou o prefeito de Manaus.

A situação de pandemia do novo coronavírus levou o Núcleo de Saúde do Homem da Semsa, que coordena a campanha, a elaborar uma programação diferente, sem eventos que produzam aglomeração de pessoas, a fim de evitar riscos da disseminação do vírus. Para tanto, as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e policlínicas municipais farão o trabalho educativo da campanha apenas dentro das unidades, com orientações e distribuição de materiais informativos aos usuários nas salas de espera dos consultórios. A Semsa também está elaborando uma programação de seminários virtuais, tendo como público-alvo os servidores das unidades de saúde da prefeitura.

“Tudo vem sendo pensado de forma a dispensar ao máximo o contato presencial, mas sem deixar de atender a essa necessidade de estimular o cuidado com a saúde masculina. Historicamente, homens procuram os serviços de saúde em número muito mais reduzido do que as mulheres e isso acaba se refletindo na recorrência de doenças graves que poderiam ser facilmente evitadas se os homens estivessem mais atentos a sua própria condição. Queremos discutir e capacitar os profissionais da Saúde municipal para trabalhar esse estímulo e vamos fazer isso por meio de seminários”, observou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi Alves.

Nas unidades de saúde da Prefeitura de Manaus, são oferecidos vários serviços com enfoque especial para o público masculino, como: avaliação do cartão de vacina, vacinação, testes sorológicos para Sífilis, HIV e Hepatite, encaminhamentos para avaliação da saúde bucal, para os consultórios de tabagismo (para os homens que desejarem parar de fumar) e outros encaminhamentos em saúde, dependendo da necessidade. Basta consultar o site http://semsa.manaus.am.gov.br e encontrar a unidade de saúde mais próxima da sua residência.

“Neste mês de novembro, nossas unidades estarão intensificando as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, ou seja, a Educação em Saúde, nas salas de espera, observando o distanciamento social necessário para a prevenção da Covid-19. Vamos abordar vários assuntos dentro desse escopo, como: a importância do autocuidado, a prevenção de doenças – principalmente hipertensão, diabetes e os cânceres de próstata, pênis e boca –, o combate à violência doméstica, a importância da aquisição de hábitos saudáveis, a necessidade da vacinação regular, a prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), entre outros. O importante é estimular o público masculino a comparecer nas unidades para cuidar da sua saúde”, explica a chefe do Núcleo de Saúde do Homem da Semsa, Eliny Rocha.

Sobre a campanha

Criado em 2003, o “Novembro Azul” é uma campanha que visa conscientizar sobre os cuidados com a saúde do homem e a prevenção do câncer de próstata. O Brasil aderiu a esse movimento em 2008, com uma parceria entre o Instituto Lado a Lado Pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Em 2020, o câncer de próstata está em primeiro lugar nas estatísticas de novos casos de câncer entre homens no Brasil, sendo também a segunda causa de morte entre os que desenvolvem neoplasias malignas, conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o que mostra a necessidade de se levar a discussão sobre o assunto aos lares brasileiros.

Confira o depoimento do prefeito sobre o “Novembro Azul” em:

https://www.facebook.com/ArthurVirgilioNetoAM/posts/3976628199041100 ou https://www.instagram.com/p/CHIWCLhBnTr/