Novo decreto reduz lockdown e amplia funcionamento de restaurantes e academias no Amazonas a partir de segunda, dia 8

Foto: Ácic Chapecó

O Governo do Amazonas divulgou, nesta sexta-feira (5), ajustes nas medidas de restrição no enfrentamento à pandemia que começam a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 8, por meio de decreto que deve ser publicado ainda neste fim de semana. As novas medidas têm validade de 15 dias.

A partir de segunda, a restrição de circulação de pessoas passa a ser de 21h às 6h. Supermercados, e mercadinhos passas a atuar de 6h às 20h. As lojas do comércio de rua em geral também tiveram ampliação de horário e poderão funcionar de 9h às 17h, de segunda à sábado.

Já os shoppings centers poderão funcionar de 10h às 18h, de segunda a sábado, com ocupação de 50% para o espaço interno e 70% para o estacionamento. O serviço de delivery para restaurantes de shoppings poderão funcionar durante no mesmo horário que esses locais estiverem abertos.

Restaurantes e lanchonetes em geral poderão atuar de segunda à sábado, de 6h às 20h, com delivery liberado 24h e drive-thru de 6h às 20h. Música ao vivo nesses espaços poderão acontecer com, no máximo, três músicos e sem salão de danças. Já os flutuantes que funcionam como restaurante poderão abrir de 9h às 16h, sem música ao vivo, com ocupação máxima de 50%, somente de segunda à sexta.

Postos de combustíveis poderão atuar de 6h às 20h.

Na próxima semana, estará facultado às escolas da rede privada o funcionamento de atividades letivas para crianças de até cinco anos, ou seja, para creche e ensino infantil, desde que sigam as regras sanitárias e com capacidade máxima de 50%.

Salões de beleza localizados em shoppings poderão funcionar de 10h às 16h, segunda à sábado, e de 9h às 15h para unidades de rua. Nos salões, estarão permitidos procedimentos onde os clientes possa usar máscara, item obrigatório nesses espaços.

Academias, que já estão abertas até 11h, poderão funcionar de 6h às 16h, de segunda à sábado, com 50% de ocupação e aulas coletivas suspensas. Restaurantes de hotéis, pousadas e similares poderão funcionar de acordo com as regras para esses espaços no geral.

Estarão liberadas, para funcionamento, as marinas de 6h às 16h, de segunda à sexta-feira. Também estará permitido o transporte intermunicipal de passageiros, fluvial e rodoviário, condicionado às regras do município.

O Governo acrescentou que, tanto a capital quanto o interior do estado, continuam na fase vermelha da pandemia, mas que os números de casos, óbitos e internações seguem diminuindo. De qualquer forma, as fiscalizações da Secretaria de Segurança permanecem.

Confira decreto na íntegra