Novo polo da DPE no Alto Solimões vai atender cerca de 230 mil pessoas

O novo polo da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), inaugurado nesta segunda-feira (25) no município de Tabatinga (a 1.106 km de Manaus) vai atender cerca de 230 mil pessoas. A medida facilita e melhora as condições para a população do Alto Solimões ingressar com ações judiciais. O local funcionará na rua General Sampaio, Setor 1, quadra 20, Lado Leste, no Centro de Tabatinga.

Além do município-sede, com o novo polo também serão atendidos os moradores de Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença e Tonantins.

De acordo com o defensor público geral, Rafael Barbosa, as pessoas que não moram em Tabatinga não necessariamente devem ir até o município para receber orientações, pois o polo terá um cronograma de visitas às cidades vizinhas.

“A população dos demais municípios que precisa da Defensoria não terá que vir até Tabatinga. O polo terá um cronograma de visitação para essas cidades e sempre a nossa ideia é de que as visitas sejam acordadas com o Tribunal de Justiça e o Ministério Público. Isso para que quando os defensores públicos cheguem, por exemplo, em Amaturá, eles consigam atender a população e realizar as audiências que estão pautadas. O polo é para deslocamento do defensor e não da população”, disse.

Interiorização

O Polo do Alto Solimões, com sede em Tabatinga, é o quinto inaugurado pela Defensoria Pública do Estado no interior do Amazonas. Com ele, a Defensoria fica ao alcance de aproximadamente 230 mil pessoas na região e passa a atender 70% da população amazonense.

Além do Alto Solimões, a Defensoria também conta com polos no Baixo e Médio Amazonas, Médio Solimões e Madeira. Com a inauguração do polo em Tabatinga, a DPE-AM encerra sua primeira etapa de interiorização, desenvolvida na gestão do defensor público geral, Rafael Barbosa, a partir de 2016.

Um concurso público para cargos de analista jurídico e assistente técnico administrativo, com vagas destinadas aos municípios que vão receber novos polos da instituição nos próximos anos, está em andamento. Maués, Lábrea, Coari, Manacapuru, São Gabriel da Cachoeira, Iranduba e Eirunepé já possuem polos previstos.

(*) Com informações da DPE-AM