Novo presidente da CMM articula para viabilizar canal aberto de TV e parceria com a imprensa para divulgação e cumprimento das Leis municipais

CMM

A retomada das negociações para a viabilidade, em breve, do canal aberto em sistema digital para a TV Câmara, foi um dos assuntos tratados pelo presidente eleito da Câmara Municipal de Manaus (CMM), para o biênio 2015-2016, vereador Wilker Barreto (PHS), com a diretora-presidente da Televisão e Rádio Cultura do Amazonas, jornalista Wânia Lopes, no começo desta semana.

Durante visita de cortesia, Wilker Barreto, que estava acompanhado do corregedor eleito, Dr. Alonso Oliveira (PTC), deixou clara a sua intenção de continuar a parceria com a TV Cultura, no sentido de viabilizar esse projeto e expandir a cobertura dos trabalhos da TV Câmara na capital e interior do Estado. A iniciativa está sendo viabilizada por meio de um convênio junto ao Senado Federal, que possibilitará a integração à Rede Legislativa de TV Digital.

Nesse projeto, a TV Cultura é parceira, como destacou o presidente eleito. Wilker Barreto tem a convicção de que a TV Câmara em canal aberto será uma ferramenta em potencial para ajudar na divulgação das leis municipais criadas e o seu cumprimento. “Não é novidade para ninguém que as leis não são cumpridas”, diz ele, citando a Lei das Filas e do Estacionamento Fracionado. “São leis boas, importantes para a cidade e que precisam ser cumpridas. São leis do dia a dia que precisam ser respeitadas”, disse ele, ao afirmar que leis não cumpridas enfraquecem o parlamento. “E perdemos 50% de nossa capacidade fim”, completou.

Wânia Lopes, por sua vez, colocou a TV e Rádio Cultura à disposição da Câmara e anunciou que para 2015 existem boas perspectivas de crescimento da abrangência do canal digital para mais dez municípios amazonenses, ampliando em 80% a sua abrangência no Estado. Hoje, além da capital, o sinal da TV Cultura chega aos municípios próximos de Manaus.

Segundo a diretora-presidente da emissora, existe a possibilidade de um financiamento com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no valor de R$ 18 milhões para os investimentos. “Vamos poder expandir e levar juntos os parceiros de hoje. A população precisa tomar conhecimento da importância do parlamento e participar da vida política do seu Estado”, garantiu.

CMMRede Amazônica

O novo presidente eleito da Câmara também fez uma visita ao presidente da Rede Amazônica de Televisão, jornalista Phelippe Daou. Acompanhado de integrantes da nova mesa diretora eleita para o biênio 2015-2016, Wilker Barreto quer estreitar a parceria com os órgãos da mídia para a continuidade da divulgação dos trabalhos legislativos na sua gestão.

De Phelippe Daou o presidente eleito recebeu a garantia de apoio e sucesso nessa nova missão. “Desejo sucesso, pois a responsabilidade do dever a ser cumprido é grande, pelo bem do coletivo”, disse o jornalista para os novos integrantes da Mesa Diretora da Câmara, entre eles, os vereadores Felipe Souza (PTN), 2º vice-presidente; Francisco da Jornada (PDT), 3º secretário; Dr. Alonso Oliveira (PTC), corregedor; e o líder do prefeito na Câmara nessa nova gestão, vereador Elias Emanuel (PSB).

Elias Emanuel, que fez a apresentação dos novos integrantes da Mesa Diretora da CMM, ressaltou que entre as missões dessa nova gestão estão à conclusão dos trabalhos as revisões da Lei Orgânica do Município de Manaus e do Regimento Interno da Casa.

CMMEM TEMPO

À tarde, os vereadores visitaram a redação do Grupo Em Tempo, ocasião em que foram recebidos pelo diretor-executivo, João Bosco Araújo. Participaram do encontro além de Wilker Barreto, o vice-presidente eleito da CMM, vereador Hiram Nicolau (PSD) e o 2 vice-presidente, vereador Felipe Souza (PTN).

Na conversa com os parlamentares, João Bosco destacou que a Câmara Municipal é o parlamento mais próximo da sociedade e desejou êxito à nova mesa diretora. O presidente Wilker reiterou o pedido de apoio do grupo Em Tempo na questão da implementação das leis municipais e agradeceu a relação harmoniosa dos veículos que compõem o Grupo na divulgação das ações do parlamento municipal.