O povo diz que David é regular, mas ele diz que é ótimo!

Toda a imprensa amazonense, salvo raríssimas exceções, deu a seguinte notícia em destaque: “David Almeida tem quase 80% de aprovação em Manaus”. Na verdade, o percentual divulgado pela comunicação do prefeito David Almeida foi 79%, mas a imprensa parceira do prefeito de Manaus achou pouco e deu mais um pontinho percentual de aprovação pro “prefeito mais popular do Brasil”.

Esse índice de aprovação, segundo release da prefeitura de Manaus, teria sido resultado de uma pesquisa de opinião pública “realizada pela empresa Real Time Big Data e encomendada pela TV Record”, com o objetivo de que a população avaliasse os serviços públicos, como por exemplo, saúde, limpeza pública, asfaltamentos de vias, iluminação pública, educação, além de transporte público e saneamento.

E aí, eu cheguei a pensar cá com meus botões: “mas se a aprovação de David Almeida está tão positiva, do que tanto o povo denuncia e reclama dos serviços da prefeitura de Manaus para o Radar?”. E, como sempre faço, fui atrás de respostas. A primeira coisa que fiz foi avaliar a pesquisa de opinião pública e me deparei com uma situação absurda – pra não dizer expressão bem pior.

Como não quero crer que foi a empresa Real Time Big Data e nem a TV Record os autores da manipulação de dados da pesquisa de opinião pública, então deve ter sido o próprio David Almeida quem decidiu que a maior parte dos entrevistados (40%) que o classificou de “regular” na verdade queria dizer que ele é “ótimo”.

Na pesquisa, os resultados indicam que 13% dos entrevistados classificaram a administração de David Almeida como ótima, 26% acham que é boa e 40% que o prefeito é apenas regular, 9% que David é ruim e 10% que ele é péssimo.

Mas David achou por bem fazer algo que nunca se viu na história das pesquisas de opinião pública no Brasil e acho que nem mesmo no mundo. O prefeito decidiu somar os percentuais de ótimo, bom e de regular, o que deu os 79% alardeados pela propaganda da Prefeitura de Manaus.

Mas qualquer instituto de pesquisa sabe que aprovação da população com uma administração tem a ver com o bom e o ótimo, ou seja, no caso de David ele tem 39% de aceitação popular.

Regular, usando expressão popular, é aquele que não é de todo ruim, mas também não é bom, é mais ou menos, uns dizem que pra mais, outros dizem que pra menos, resumindo, regular é o cara meia-boca.

Só o David que acha que é ótimo ser meia-boca.