O que os candidatos a presidente da CMM pensam sobre antecipação das eleições da Casa defendida por Bosco Saraiva

CMM

Três dos seis vereadores candidatos à presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM) disseram ao Radar estar de acordo com antecipação das eleições para a Mesa Diretora da Casa, do dia 18 de dezembro para o dia 9 desse mesmo mês, posição defendida pelo atual presidente, vereador Bosco Saraiva. São eles os vereadores Wilker Barreto (PHS), Ednailson Rozenha (PSDB) e Mário Frota (PSDB). Um deles apenas, o vereador Rozenha, mesmo se dizendo totalmente a favor da mudança de data da eleição, demonstrou alguma preocupação com possíveis questionamentos jurídicos por causa do fato da antecipação da eleição se confrontar com o que preconiza a Lei Orgânica do Município (Loman) que determina a realização de  eleição na última sessão plenária do ano.

Já os presidenciáveis Plínio Valério (PSDB) e Vereador Bibiano (PT) não concordam com mudança de data para realização da eleição, explicando que não veem motivos para antecipação do processo eleitoral. O único candidato a presidente da Câmara a não dar sua opinião sobre o assunto foi o atual vice-presidente da Casa, vereador Sildomar Abtibol (PROS) que não atendeu às ligações telefônicas feitas pelo Radar, não deu retorno e sequer respondeu as mensagens enviadas.

Veja como se posicionam os candidatos à presidência do Legislativo Municipal:

CMMEdnailson Rozenha (PSDB) – “Eu queria mesmo é que antecipasse. Não vejo problemas na mudança de data. Aprovo que exista a fase de transição nos moldes da que existe no Executivo e acho isso salutar. Só o que me faz ter alguma preocupação é o fato da temeridade jurídica por conta de ferir a Loman e não temos mais tempo para fazer a mudança adequada na Lei”

CMMWilker Barreto (PHS) – “Sou a favor porque no Executivo existe o processo de transição. Estou até pensando em apresentar uma proposta para transformar esse período de transição em algo permanente. Acho que é benéfico para o processo como um todo de mudança de uma gestão para outro no Legislativo”.

CMM

Plínio Valério (PSDB) – “Sou contra antecipar. Não vejo motivo para não cumprir o Regimento Interno da Câmara. Acredito que possa dar margens a interpretações, sem contar que alguém poderá questionar na Justiça. Nada justifica alterar o Regimento”.

CMMVereador Bibiano (PT) – “Quando isso foi ventilado pela primeira vez já tinha me manifestado contra por vários motivos. O primeiro e principal deles é que tem uma extensa e rica pauta em favor da cidade de Manaus que precisa ser votada e torna-se injustificável parar tudo para tratar de eleição fora da data determina, sem contar que fere o Regimento Interno e a Loman”.

mario frotaVereador Mário Frota (PSDB) – “Sou a favor. Se é pra acontecer (a eleição) que aconteça logo. Não vejo a necessidade de tanto tempo porque essa é uma eleição interna, onde os eleitores e os eleitos dividem o mesmo espaço, se conhecem, sabem quem é quem nesse processo eleitoral. Assim como é bom saber que nessa mudança de Mesa Diretora existe um certo planejamento, uma preparação para a mudança de gestão”