OAB aplica neste domingo a segunda fase do XVI Exame de Ordem

OABA Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aplica neste domingo (17) a segunda fase do XVI Exame de Ordem Unificado. Conhecida  como prova prático-profissional, a segunda fase do Exame começa às 13h e tem duração de cinco horas. (veja abaixo a lista de locais de prova)

Calendário do XVI Exame da OAB
Prova da 2ª fase (prova prático-profissional) 17 de maio
Resultado preliminar da 2ª fase 8 de junho
Prazo para recursos
da 2ª fase
9 a 12 de junho
Resultado final da 2ª fase 30 de junho
Fonte: OAB/FGV Projetos

Na segunda etapa (prova prático-profissional), os bacharéis terão de responder a quatro questões discursivas.

Além disso, será preciso redigir uma peça profissional na área do direito em que optaram no momento da inscrição: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e do seu correspondente direito processual.

O resultado preliminar da segunda fase sairá no dia 8 de junho, e o resultado final, após análise de recursos, no dia 30 de junho.

Sobre o Exame

O Exame de Ordem da OAB pode ser prestado por bacharéis em direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado.

A prova da primeira fase do XVI Exame foi aplicada no dia 15 de março e teve 80 questões objetivas. Para ser aprovado na prova objetiva, é preciso acertar pelo menos 50% das questões.