Obra do espanhol Claudio Rodríguez Fer ganha versão em português

A obra “Uma Temporada no Paraíso” de um dos poetas espanhóis mais destacados da atualidade, Claudio Rodríguez Fer, ganhou uma versão em português. A tradução foi feita pelo professor Saturnino Valladares, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o lançamento acontece nesta sexta-feira (5), a partir das 18h30, na Galeria ICBEU, no Centro. Os exemplares estarão à venda no local por R$ 30.

“Uma Temporada no Paraíso” é o segundo título da coleção “Cima del Canto”, organizada pela Editora Valer e dedicada à tradução e edição no Brasil de poetas espanhóis contemporâneos. Claudio Rodríguez Fer alia a poesia ao trabalho acadêmico, como professor da Universidade de Santiago de Compostela. Seu trabalho poético é um diálogo com o “coração poético” da vida – fonte de sua criação literária.

Segundo o professor Tenório Telles, “a lírica de Claudio Fer se consubstancia na interface das ‘pulsações’ de natureza erótica e estética. Esses impulsos vitais são maturados e tecidos nas malhas de seu canto e adornados com os efeitos de sua ourivesaria poética. O erótico, entretanto, assume no seu discurso poético um caráter particular: não se trata de mero devaneio sensual ou extravasamento dos instintos, mas de uma densa reflexão sobre o sentido da existência a partir do desejo e do prazer como forças vivificadoras e renovadoras da própria vida”.

A tradução realizada pelo poeta e professor Saturnino Valladares é um mimo para os apreciadores de poesia no Brasil e é uma oportunidade de conhecer e acolher um dos poetas contemporâneos mais expressivos da Espanha. A poesia de Claudio Rodríguez Fer aproxima duas línguas irmãs e enriquece a sensibilidade com a humanidade, potência e beleza de seu canto.

Claudio Rodríguez Fer

Claudio Fer é poeta, narrador e dramaturgo. Nasceu na cidade de Lugo, Espanha, em 1956. Identificado com a temática do erótico, publicou “Vulva”, “A unha muller desconhecida”, “Viaxes a ti” e “Unha tempada no paraíso”, agora traduzido do galego para o português por Saturnino Valladares. O autor é um dos mais destacados escritores da língua galega, e conquistou diversos prêmios, como o Premio Galiza Mártir, consagrado à recuperação da memória histórica, e a Presidência de Honra da Associação Memória do Exílio dos Republicanos Espanhóis. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor da Cátedra José Ángel Valente de Poesia e Estética e da Revista Universitária “Moenia”, ambas da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Sua obra está traduzida para o francês, inglês, italiano, alemão, bretão, russo, árabe, grego e, agora, em português.

Serviço

O quê: Lançamento do livro “Uma Temporada no Paraíso”, de Claudio Rodríguez Fer e tradução de Saturnino Valladares
Quando: 5/7 (sexta), às 18h30
Onde: Galeria ICBEU – Av. Joaquim Nabuco, 1286, Centro
Valor de lançamento: R$ 30
Informações: Editora Valer – (92) 3184-4568

(*) Com informações do Viva Manaus