Obra em estação de tratamento de esgoto será vistoriada pela Ageman

Fotos: Divulgação/Ageman

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) vai acompanhar a execução das obras de instalação do novo sistema de esgoto do conjunto São Judas Tadeu, na zona Norte de Manaus. A concessionária Manaus Ambiental encaminhou o cronograma de obras, nesta semana, à Agência e os trabalhos estão previstos para iniciar já em setembro.

Atualmente, o esgoto das 650 unidades habitacionais é tratado por meio de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) — instalada ao lado do último bloco do condomínio — que, nos próximos meses, deverá ser desativada, pois, com a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Timbiras, não haverá mais necessidade de manter a estrutura e o terreno poderá ser utilizado pelos moradores para outros fins.

Para garantir a mudança, será construída uma elevatória e assentado mais de 1,8 mil quilômetros de rede, a fim de levar os resíduos até a ETE Timbiras. A iniciativa de desativar a ETE do São Judas Tadeu ocorreu depois que moradores acionaram o Ministério Público do Estado (MPE-AM) e, para assegurar que o serviço seja realizado com efetividade, a Ageman vai acompanhar todas as fases da obra.

Outra preocupação da Agência de Regulação é com a qualidade do serviço de pavimentação das vias Barão do Rio Branco e Timbiras após a instalação das redes. “Já fizemos essa recomendação para a Manaus Ambiental, porque a Prefeitura de Manaus recapeou essas duas vias recentemente e é necessário que eles mantenham a mesma qualidade do serviço, para que os moradores e os veículos que trafegam nessa área da zona Norte não venham a ser prejudicados”, disse a diretora de Concessões, Obras e Saneamento da Ageman, Suzy Tavares.