Orçamento apertado? Veja 11 formas e sites para conseguir uma renda extra

Vender bens usados, alimentos, fazer freelancers, responder a pesquisas online e ser um afiliado são algumas das opções/ reprodução

crise econômica provocada pela pandemia, especialmente a alta do desemprego e da inflação, teve grande impacto no orçamento das famílias brasileiras.

Segundo uma pesquisa realizada pela plataforma de renegociação de dívidas Acordo Certo, quase metade dos entrevistados venderam algum item de casa para poder pagar as contas. Contudo, 77% dos respondentes gostariam de ter uma atividade extra para conseguir mais dinheiro, mas não sabem como.

Bruna Allemann, especialista em educação financeira da plataforma, mostra caminhos para conseguir um dinheiro a mais no final do mês. Segundo ela, não importa a forma. O mais importante é começar e sair da zona de conforto. “Veja o que te faz bem, o que as pessoas a sua volta precisam e possa ser interessante, e teste seus serviços com conhecidos”, explica.

Venda o que você não usa mais: roupas, acessórios, carro, eletrodomésticos e móveis

Para isso, existem sites como EnjoeiiCarros OLX, além de comunidades de venda em redes como Facebook

Marmitas, doces e salgados por encomenda

Forma econômica de começar, a venda pode ser potencializada oferecendo o serviço a familiares e amigos por meio de redes sociais e serviços de mensagens, como InstagramWhatsapp e Facebook.

Transforme hobbies em dinheiro

Aqui vale usar a criatividade e pensar em formas de transformar algo prazeroso em renda.

Existem plataformas nas quais é possível oferecer serviços ligados a hobbies e conhecimentos, como GetNinjas (serviços diversos), Parafuzo (diaristas), Helpie (serviços diversos) e Fix (serviços residenciais).

Realize tarefas para pessoas e empresas

Em plataformas de freelancer como 99FreelasFreelancer e Workana você encontra oportunidades para atender chats digitais ou ser atendente de telemarketing fora do horário do expediente ou de forma temporária, por exemplo.

Essa plataformas também oferecem trabalhos para profissionais com formação, como designers, publicitários, programadores, redatores, entre outros.

Responda pesquisas online

É uma forma rápida e confortável de adquirir uma renda a mais e que pode ser realizada apenas com o celular. Entre as opções estão sites como Survey ProntoMy IyoTolunaQualibest Livra.

Trabalhe como afiliado ou tenha loja online para ganhar comissões, sem custos

Alguns exemplos desse modelo de negócios são sites como HotmartMagazine LuizaAmazon, dentre outros

Ajude com mudanças

Tem uma caminhonete? Em sites como a OLX você pode publicar seus serviços online. Além disso, vale acionar a rede de contatos para prestar esse tipo de serviço

Alugue sua vaga de garagem

Tem espaço disponível? Esta é uma boa opção para colocar à disposição dos vizinhos, principalmente de prédios sem garagem, por exemplo. Para isso você pode anunciá-la em sites como o Zap.

Trabalhe como freelancer em sua área de atuação

Essa é uma ótima forma de utilizar o seu potencial. Afinal, o seu trabalho diário pode se tornar uma renda extra fora dos horários convencionais e aos finais de semana.

Além de plataformas de freelancers já citadas, você pode buscar a Rock Content, LinkedInCrowdGuru e outras que contratam profissionais em todo o mundo, indicadas para quem tem proficiência em inglês, como FiverrRemote OkUpWorkSkip the Drive Flex Jobs.

Passeie com cachorros aos fins de semana

Nos últimos cinco anos, o setor de acessórios e alimentos para pets cresceu 87%, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International. A área de serviços segue na mesma linha e é uma ótima aposta. O site DogHero reúne quem quer oferecer o serviço.