Organização Pan-Americana de Saúde assina termo para enfrentamento à pandemia no Amazonas

Foto: Fernanda Pimentel

Os membros da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas, assinaram na manhã desta quinta-feira (26) um termo de cooperação para o enfrentamento à pandemia no estado.

A assinatura do documento, que representa apoio nas ações de interesse da saúde pública do Estado, foi realizada  na sede do Governo, na zona oeste de Manaus. Por meio do termo, as duas partes se comprometem a aprimorar e desenvolver estratégias para a melhoria da qualidade de vida da população do Amazonas.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, a assinatura representa apoio para uma nova etapa de combate à pandemia no Amazonas, que enfrenta a sazonalidade de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), ocorrente no último trimestre do ano, com o período de chuvas.

“Há circulação do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), Rinovírus e Adenovírus. São vírus esperados, por conta do período do período sazonal, mas são vírus que são fatores complicadores para Covid-19”, afirmou.

Ações

Além da assinatura do termo, a comitiva da Opas realiza também um acompanhamento das ações que estão sendo realizadas no enfrentamento à Covid-19 no Amazonas. Os membros da organização internacional seguem a  programação até a sexta-feira (27).

Participam do cronograma representantes de instituições que fazem parte da linha de frente nas ações de enfrentamento à pandemia no estado, como Governo do Amazonas, SES-AM, Secretaria da Estado de Comunicação (Secom), além da FVS-AM, incluindo o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/FVS-AM).

A Opas acompanhará as ações de assistência à saúde em Manaus e no interior do estado; vigilância em saúde; diagnóstico laboratorial da doença; plano de comunicação utilizado no combate à pandemia; além da coordenação de respostas rápidas à população diante dos desafios durante o enfrentamento, como fiscalização e transparência.

Na vigilância em saúde, a comitiva da organização internacional acompanha a apresentação do cenário epidemiológico da Covid-19 no Amazonas, realizada pela FVS-AM, e participa de reunião com os avaliadores com os líderes das ações de enfrentamento à pandemia pela FVS-AM.

A iniciativa contempla também visita ao Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, que realiza tratamento de pacientes com Covid-19, para acompanhamento do Plano Executivo de Contingência Estadual para o Recrudescimento da Infecção Humana pelo Novo Coronavírus (SARS-CoV-2) e avaliação dos principais avanços e desafios da assistência à saúde.

Serão acompanhadas as ações desenvolvidas para aprimoramento do fluxo assistencial, ocupação de leitos, transporte e internação de pacientes, disponibilidade de exames e planejamento.

Apoio

A Opas colabora com o Amazonas, apoiando as ações implantadas pela FVS-AM no estado e fortalecendo a capacidade de vigilância em saúde, assistência em saúde, comunicação e de fornecimento de resposta rápida a surtos e notificação de casos da doença causada pelo novo coronavírus.