​​Orquestra de Violões do Amazonas apresentou concerto ‘Clássico ao Violão’

Foto: Michael Dantas/SEC

Obras de Mozart, Haydn e Beethoven estão no concerto “Clássico ao Violão” que a Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam) apresentou nessa terça-feira (19), no palco do Teatro Amazonas. Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com o apoio da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), o espetáculo terá entrada gratuita e será reapresentado no dia 26 de junho.

“Clássico ao Violão” é um espetáculo inédito composto por obras do período clássico, responsável por influenciar o cenário musical no decorrer dos séculos. A proposta do repertório é apresentar grandes clássicos assinados por compositores renomados como Fernando Sor, Giuliani, Carcassi, Napoleon Coste, Carulli, Mozart, Haydn e Beethoven.

De acordo com Davi Nunes, maestro da Orquestra de Violões, a apresentação tem um contexto totalmente erudito que visa destacar o desempenho dos músicos. “Além de mostrar um repertório totalmente clássico, a proposta é também dar destaque à performance da orquestra, pois esse repertório reúne obras marcantes de grandes compositores que são responsáveis pelo avanço do cenário musical”, afirma.

O maestro destaca a inovação dos arranjos que foram produzidos para o espetáculo e afirma que essa é a nova proposta da Ovam para as próximas apresentações.

“Estamos tendo a oportunidade de mostrar essas obras com a utilização do violão, por meio de novos arranjos que foram produzidos. Músicas que outrora eram feitas apenas para orquestra de cordas como violino e violoncelo, hoje nós podemos executar no violão, com essa nova formação orquestral. Novos músicos agora integram o corpo da orquestra, o que ajuda ainda mais nessa nova fase, com novas ideias e propostas”, pontua.

Serviço

O quê: Concerto ‘Clássico ao Violão’, com a Orquestra de Violões do Amazonas.

Quando: Terça-feira (19), às 20h.

Local: Avenida Eduardo Ribeiro, Nº 659 – Centro.

Entrada: Gratuita.

Classificação indicativa: Livre.