Pacientes com Covid-19 são transferidos de Manaus para o Piauí para receber atendimento

Foto: Radar Amazônico

Por conta da crise de oxigênio e da superlotação nos hospitais no Estado, 30 pacientes com Covid-19, estão sendo transferidos, na manhã desta quinta-feira (14), de Manaus para o Hospital Universitário da Universidade Federal de Piauí (HU/UFPI). O translado está sendo feito pela Força Aérea Brasileira (FAB), sob ordem do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e a previsão é de que os pacientes desembarquem no aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina, às 13h.

As informações foram confirmadas pelo presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Gilberto Albuquerque, por meio de nota, informando que os pacientes receberão todo suporte na cidade. “Já organizamos a logística, com ambulâncias avançadas, equipe de triagem, oxigênio, máscaras, cadeiras de rodas e apoio de transporte”, explicou o médico.

Para fazer a transferência, foram disponibilizadas 11 ambulâncias do Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina, sendo duas de suporte avançado e quatro de suporte básico.

Crise

A ação acontece em meio à crise de oxigênio, evidenciada nesta quinta-feira, com profissionais da saúde alegando falta do material em diversas unidades hospitalares de Manaus. Na última quarta-feira (13), Manaus bateu o triste recorde de sepultamentos nos cemitérios da capital, alcançando o número de 198 enterros.