Pacientes ostomizados recebem suporte com atendimento domiciliar gratuito

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Pacientes atendidos no Polo de Distribuição e no Centro Especializado em Reabilitação (CER III) da Policlínica Codajás em Manaus, assim como os de planos particulares de saúde, que são estomizados e usam cateter intermitente já contam com atendimento residencial e hospitalar gratuito. A iniciativa é realizada desde agosto por uma nova enfermeira especialista do Coloplast Ativa, programa de suporte ao usuário com estomia ou continência urinária no Brasil

Além do atendimento pelo telefone na Central Coloplast Ativa, a empresa oferece contratação 100% de suporte.

Os usuários dos produtos para estomia ou cateterismo intermitente precisam, primeiramente, se cadastrar no programa Coloplast Ativa e, a partir daí, poderão agendar uma visita para receber essa orientação profissional e personalizada. O atendimento da enfermeira, seja em casa ou no hospital, será clínico, com instruções sobre a anatomia de cada usuário, sua fisiologia (como seu organismo funciona), além de informações sobre uma cirurgia recente (de estomia, por exemplo) e o diagnóstico para uso de um produto específico.

Além disso, com seu olhar técnico, a profissional pode perceber que o equipamento utilizado necessita de troca e indicará isso ao usuário, para que ele esteja sempre seguro e higienizado. Ela também tirará dúvidas e ensinar como utilizar cada produto.

“Desde o primeiro contato, o enfermeiro tem que estabelecer uma relação de confiança, proximidade e acolhimento com esses usuários. Suas orientações promovem, sem dúvida, uma melhor qualidade de vida para essas pessoas, dando a elas empoderamento, independência e segurança, informando, inclusive, os seus direitos no atendimento pelo SUS”, destaca Joyce de Souza, gerente do Programa Coloplast Ativa.

Em todas as visitas, a enfermeira Coloplast estará sempre equipada com um kit com amostras grátis dos produtos para estomia e continência, além de outros materiais fundamentais para o cuidado diário adequado, como espelho, tesoura etc. Assim, os usuários podem testar qual modelo é o mais indicado para o seu caso e obter o máximo de qualidade de vida na rotina diária.

Na primeira fase, no hospital ou na residência, a enfermeira especialista leva ao usuário todas as informações importantes referentes à nova realidade para o uso adequado de cada produto. Na fase 2, de transição, é acompanhada a evolução e adaptação do usuário através da Central Coloplast Ativa, incentivando o auto cuidado, com orientações a respeito da rotina ideal e a prevenção de complicações. Na fase 3, quando acontece a retomada da rotina, a enfermeira auxilia o usuário com informações relevantes, que também podem ser consultadas no site do Coloplast Ativa, para ter uma vida melhor, mais saudável e com menos preocupações.

Para se cadastrar no Coloplast Ativa e usufruir de todos os benefícios, basta ligar para a Central 0800.285.8687, enviar um e-mail para [email protected] ou preencher seus dados no próprio site da Coloplast Ativa. A Central funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h, e conta com especialistas como enfermeiras, psicólogas, nutricionistas e fisioterapeutas, que orientam os usuários em todas as suas dúvidas.

(*) Informações da assessoria