Pagamento da tarifa de ônibus apenas com cartão é adiado para ano que vem

Foi prorrogado por mais 90 dias o prazo para a instalação do novo processo de pagamento da tarifa de ônibus, que será realizada por meio de cartões Passa Fácil ou Estudantil, em Manaus. Com isso, a medida deverá ser iniciada a partir de fevereiro do ano que vem. Enquanto isso, o pagamento da passagem também poderá ser feito com dinheiro em espécie.

A informação foi publicada no Diário Oficial do Município de Manaus (DOM), nessa segunda-feira (18). (Veja o documento no final da matéria)

De acordo com o decreto n° 4.649, “fica determinado que, no prazo de até 90 dias, o pagamento da tarifa única do Serviço Público de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros do Município de Manaus, no modo convencional, seja efetuado prioritariamente por meio eletrônico, com a utilização de smart card”.

As empresas que prestam serviço de transporte público devem adotar as medidas necessárias ao cumprimento da determinação, com o objetivo de universalizar o acesso aos bilhetes eletrônicos.

O novo decreto, assinado pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, revoga os efeitos do decreto 4.587, publicado em setembro deste ano, que estabelecia a necessidade do novo processo de pagamento da tarifa de ônibus.

A medida, segundo o documento, vai permitir maior segurança aos usuários e trabalhadores do transporte coletivo em Manaus. Além de garantir maior transparência no fluxo de receitas do sistema. Ela também faz parte de uma série de providências tomadas pela Prefeitura de Manaus, que desde julho deste ano, deu início à uma intervenção financeira nas empresas de ônibus com o objetivo de melhorar todo o sistema da cidade. 

Confira o documento na íntegra