Pais e alunos são orientados sobre perigo de brincadeira da internet

Foto: Reprodução/youtube

Os pais e alunos das unidades de ensino da rede municipal estão sendo orientados sobre o perigo de brincadeiras da internet, como o novo “Desafio da Rasteira”, que tem aparecido em vídeos compartilhados nas redes sociais.

Por conta disso, viu-se a necessidade de implementar atividades para reforçar o combate à violência nas escolas. Setores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e escolas realizam uma força-tarefa para evitar que essa brincadeira de mau gosto continue a não ser praticada em nenhuma das escolas municipais.

“Para uma educação de qualidade, é preciso considerar todos os fatores que contribuem para o desenvolvimento cognitivo, físico e, inclusive, o social. Por isso, a prefeitura está sempre atenta ao bem-estar de nossos alunos e é determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto que busquemos sempre inovar em prol de um processo de ensino e aprendizagem pleno e efetivo. Então, uma temática como essa não poderia deixar de ser trabalhada em nossas escolas”, declarou a secretária da Semed, Kátia Schweickardt.

A Semed realiza ações de orientação sobre violência e outros temas nas escolas durante todo o ano letivo, mas intensifica sempre que um assunto “viraliza” na sociedade.

Além disso, o órgão orienta que as escolas e as famílias coloquem em prática o que estabelece o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) que “é dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor, ou seja, além da família, deu um papel importante e amplo a toda a sociedade”.

Desafio

Crianças, adolescentes e até adultos têm participado do “Desafio da Rasteira”. Na “brincadeira”, duas pessoas se posicionam ao lado de um colega, que é orientado a pular e, então, recebe uma rasteira. A pessoa acaba caindo e batendo a cabeça no chão, o que pode causar danos no crânio, no cérebro, na coluna e levar até a morte.

(*) Com informações da Semed