Papa brinca com padres: ‘O Brasil não tem salvação, é muita cachaça e pouca oração’

Reprodução

O Papa Francisco fez dois padres brasileiros caírem na gargalhada ontem enquanto cumprimentava fiéis na Praça de São Pedro, no Vaticano, depois de uma audiência geral. Após um sacerdote pedir para que o Pontífice rezasse pelo Brasil, o líder da Igreja Católica sorriu: “O Brasil não tem salvação, é muita cachaça e pouca oração”. A cena foi filmada e viralizou nas redes sociais:

— Foi um clima de muita familiaridade. Logo depois ele concluiu dizendo que rezava sempre pelo Brasil e tinha um carinho muito grande pelos brasileiros. Depois o Papa continuou cumprimentando as pessoas — revela o padre Carlos Henrique, autor do vídeo.

Sacerdote da diocese de Divinópolis (MG), Carlos Henrique filmou o seu amigo, o padre João Paulo Victor, da diocese de Campina Grande (PB), enquanto Francisco passava pela praça, ritual que cumpre após as audiências gerais, que ocorrem sempre às quartas-feiras.

— Em determinado momento, o Papa veio na direção onde nós estávamos. O padre João Paulo teve a oportunidade de saudá-lo e disse: “Santo Padre, reze pelo Brasil”. E naquela hora, o Papa nos olhou descontraído e respondeu: “Vocês não têm salvação. É muita cachaça e pouca oração” — recorda Carlos Henrique.

Padre Carlos admite que se espantou com a reação do Pontífice:

— Foi surpreendente ver o Papa, a principal autoridade da Igreja Católica, brincar com essa intimidade com dois padres desconhecidos — diz. — Não imaginávamos que o vídeo iria viralizar. Nesse triste cenário que vivemos da pandemia, acho que foi uma oportunidade de provocar boas gargalhadas.