Para deputado, Bolsonaro pratica atentado à soberania ao garantir livre entrada de estrangeiros

O deputado federal José Ricardo (PT) classificou, nesta terça-feira (19), como “verdadeiro atentado à soberania nacional” o decreto do presidente da República, Jair Bolsonaro (PT), que concede a livre entrada no País de turistas de outros países – Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão – com dispensa de visto e sem reciprocidade, bem como o acordo permitindo que os Estados Unidos lancem satélites da base de Alcântara, no Maranhão.

“Entregar um investimento feito pelo povo brasileiro, no caso da Base de Alcântara, de base tecnológica importantíssima, para os Estados Unidos operarem é um ataque à soberania. E o mais interessante é se reunir com a Agência de Inteligência americana e até hoje não ter se reunido com a Agência de Inteligência brasileira”, declarou José Ricardo, lembrando que essa base é a única que pode lançar foguetes na América Latina e agora servirá aos americanos.

O decreto de liberação dos vistos foi assinado no primeiro dia de viagem do presidente aos Estados Unidos, entrando em vigor no dia 17 de junho deste ano. Mas esse acordo é “unilateral”, não valendo para brasileiros que viajarem aos quatro países.

Já o acordo de salvaguardas tecnológicas (AST), permitirá o uso comercial do centro de lançamento de Alcântara, sendo autorizado o lançamento de satélites e foguetes da base maranhense.

Com informações da assessoria do parlamentar.