Para reforçar atendimento da Defensoria Pública, mais oito novos defensores são nomeados

Fotos: Clóvis Miranda/DPE-AM

Oito novos defensores públicos foram nomeados pelo defensor público geral do Estado do Amazonas, Ricardo Paiva, para reforçar o atendimento à população. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial Eletrônico da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), e novos defensores foram aprovados no concurso público realizado em 2018.

Foram nomeados: Thatiana David Borges; Livia Azevedo de Carvalho; Renata Visco Costa de Almeida; Francine Lucia Buffon Baldissarella; Jose Antonio Pereira da Silva; Mirella Leal Cabral Maciel; Thiago Torres Cordeiro; Bernardo Mello Portella Campos.

Atualmente, a instituição atua nas regiões do Madeira, Médio Amazonas, Baixo Amazonas, Médio Solimões e Alto Solimões, alcançando, ao todo, 31 municípios. Uma das metas da Defensoria  é  criar mais quatro pólos no interior do Amazonas, um deles ainda em 2020.

Segundo o defensor público, Ricardo Paiva, os  municípios de Maués, Coari, Manacapuru e Lábrea, estão na lista de novos polos a serem criados .

São municípios estratégicos e que concentram um grande contingente populacional que precisa do atendimento da Defensoria. Já visitamos Maués, em busca de uma sede para a Defensoria, e ainda este mês estaremos em Coari com mesma finalidade”, afirma Paiva.

SERVIDORES

No início deste mês, mais 12 aprovados no 1º Concurso Público para Servidores da instituição foram nomeados para atuar na capital. Os próximos pólos a serem inaugurados receberão servidores convocados a partir do concurso.

“Quando o nosso primeiro concurso para servidores foi pensado, ele buscava atender uma demanda que precisávamos suprir na capital, mas, além disso, municiar a Defensoria de pessoal técnico qualificado para o processo de interiorização”, lembra Paiva.

POLOS DA DPE-AM EM FUNCIONAMENTO

Polo do Madeira: tem sede em Humaitá e atende também os municípios de Nova Olinda do Norte, Borba, Novo Aripuanã, Manicoré e Apuí.

Polo do Médio Amazonas: tem sede em Itacoatiara e atende também aos municípios vizinhos de Itapiranga, Silves, Urucará, São Sebastião do Uatumã e Urucurituba.

Polo do Baixo Amazonas: tem sede em Parintins e alcança os municípios de Nhamundá, Barreirinha e Boa Vista do Ramos.

Polo do Médio Solimões: com sede em Tefé, alcança os municípios de Maraã, Juruá, Uarini, Alvarães, Jutaí e Fonte Boa.

Polo do Alto Solimões: com sede em Tabatinga, atende os municípios de Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença e Tonantins.

(*) com  informações da assessoria