Paradas de ônibus dos principais corredores viários de Manaus recebem iluminação de LED

A Prefeitura de Manaus iniciou na noite desta terça-feira (28) a instalação de iluminação a LED nas paradas de ônibus dos principais corredores viários do Centro de Manaus, iniciando no Terminal da Matriz com 11 pontos iluminados, e demais 29 pontos distribuídos nas avenidas Epaminondas, Getúlio Vargas, Leonardo Malcher, Floriano Peixoto, Joaquim Nabuco e Rua Tapajós.

O prefeito em exercício, Marcos Rotta (PMDB), afirmou que a revitalização das paradas faz parte do processo de melhoria do sistema de transporte público de Manaus.

“Nossa intenção é melhorar a qualidade do serviço, seja com a nova frota de ônibus com ar-condicionado, seja com wi-fi nos terminais (o que já está em funcionamento), seja fiscalizando a lei do troco, seja revitalizando as paradas, e agora com lâmpadas a LED dando mais segurança às pessoas”, comentou Rotta.

O processo de revitalização das paradas de ônibus passa ainda pela limpeza realizada pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública, a troca das telhas pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos e a instalação das lâmpadas pela Unidade Gestora Municipal de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM). O coordenador da UGPM, Rafael Assayag, disse que o investimento inicial é de R$ 400 mil reais e veio da contribuição de iluminação pública paga pelo contribuinte.

Marcos Rotta lembrou que a troca das lâmpadas incandescente pelas novas lâmpadas LED em Manaus já é realizada desde 2014 pelo prefeito Arthur Neto, e que mais 160 abrigos receberão as novas lâmpadas nos principais corredores de ônibus de Manaus.

“Já temos na cidade mais de 36 mil pontos de iluminação a LED. Além da sensação de segurança, a nova iluminação é mais econômica e tem maior durabilidade. Vamos trocar as lâmpadas também nas avenidas Torquato Tapajós, Djalma Batista, Constantino Nery, e todas aquelas que possuem grande fluxo do transporte público”, disse.

NOVOS ÔNIBUS

No último dia 17 de março a prefeitura entregou os primeiros 30 ônibus de uma frota total de 300 novos ônibus. Rotta explicou os que os próximos 270 já estão em negociação para integrar a frota de Manaus e todos terão ar-condicionado. “Tudo é pensado para dar o máximo de conforto aos usuários do transporte coletivo”, afirmou. (Da equipe do Radar)

Fotos: Erik Oliveira