Parceria garante desconto de até 40% no pagamento de multas

Uma parceria firmada nesta quinta-feira (9) entre o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) resultou na garantia de um desconto de até 40% no pagamento de multas aplicadas pelo órgão estadual, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O acordo servirá para infrações cometidas desde o dia 1° de junho deste ano. Além disso, o serviço estará disponível para pessoa física e jurídica, e não haverá custo para o usuário.

De acordo com o Detran-AM, o desconto ocorrerá por meio do aplicativo do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), um sistema de processamento de dados relativos às notificações de trânsito, disponibilizado pelo Departamento Nacional do Trânsito (Denatran).

Para receber o desconto, o condutor infrator que optar pelo SNE não poderá apresentar defesa prévia nem recurso, além de reconhecer o cometimento da infração. Com isso, poderá efetuar o pagamento da multa por 60% do seu valor, até a data do seu vencimento.

A ferramenta disponibilizada não é obrigatória, podendo o usuário vincular e desvincular veículos para receber notificações eletrônicas a qualquer tempo.  O aplicativo é utilizado em cidades de 20 estados, e o Amazonas é o 21º a aderir ao sistema.

Serviço

Ao se cadastrar no SNE, o usuário poderá inserir os seus veículos e receber notificações das infrações aplicadas pelos órgãos autuadores, por meio do aplicativo “SNE Denatran”. O proprietário do veículo passará a ser comunicado eletronicamente acerca das notificações de autuação e penalidade interestaduais, de responsabilidade de órgãos autuadores optantes pelo Sistema de Notificação Eletrônica.

O proprietário poderá visualizar os detalhes de cada infração e optar pelo seu reconhecimento. Desta forma, será oferecida a ele a possibilidade de pagar a infração com 40% de desconto.

Confira abaixo os links para cadastro

https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br

https://sne.denatran.serpro.gov.br

https://acesso.gov.br/acesso/#/primeiro-acesso

 (*) Com informações do Detran-AM