Parque Sumaúma promove programação especial de férias

Foto: Ricardo Oliveira

O Parque Estadual Sumaúma inicia neste sábado (4) uma programação especial de férias, com oferta de diversas atividades gratuitas para toda a família. A programação inclui palestras sobre a importância da Unidade de Conservação (UC), além da contagem de aves e trilhas ao ar livre. A entrada no parque é gratuita e tem acesso pela avenida Bacuri, s/nº, bairro Cidade Nova, zona Norte, e recebe visitantes de terça a domingo, das 8h às 16h.

As crianças que estão de férias também poderão aproveitar o parquinho infantil, e pra quem gosta do contato com a natureza poderá desfrutar das trilhas interpretativas na área da floresta e academia ao ar livre.

A palestra sobre a importância da flora e a contagem dos pássaros serão realizadas pela mestre em ecologia e assessora técnica do Núcleo de Educação Ambiental da Sema, Dayse Campista. “O objetivo é identificar e contar as aves que aparecem na unidade de conservação. A contagem das espécies ocorre de novembro a janeiro no mundo todo. Com os resultados da contagem, conseguimos coletar dados para ajudar pesquisadores a compreenderem melhor o comportamento das aves”, destacou.

Aproximadamente 60 espécies de aves podem ser observadas no Parque Sumaúma, como sabiás, tucanos, araras, papagaios, periquitos, surucuás, aracuãs, dentre outros. O lugar também dispõe de várias espécies de plantas frutíferas, que são recursos alimentares utilizados pelas aves. A população pode também fazer uso da trilha pavimentada para a prática de atividades físicas.

Contagem de aves

As trilhas para a contagem de pássaros acontecerão em dois horários do sábado: às 8h e às 10h. É recomendado o uso de sapatos fechados (tênis ou bota), protetor solar e roupas frescas e confortáveis, como as usadas para prática de atividades físicas. Para a contagem de pássaros, é recomendado também o uso de binóculos e câmeras fotográficas para registrar as aves.

É importante também que os visitantes levem garrafa ou squeeze com água para hidratação, atentando para o descarte adequado dos resíduos nas lixeiras instaladas nas áreas comuns do parque.

Com informações da assessoria da Sema.