Passageiro sem experiência pousa avião na Flórida após piloto ficar incapacitado

Foto: Reprodução

Um passageiro sem experiência de voo conseguiu nesta terça (10) pousar uma aeronave Cessna 208 no aeroporto de Palm Beach, na Flórida, após o piloto ficar sem condições de conduzir o avião.

Áudio divulgado pelo site Live Air Traffic e obtido pela rede de TV americana CNN mostra o passageiro, que não teve a identidade revelada, avisando a torre de controle o que havia acontecido e que não sabia pilotar o monomotor. “Meu piloto ficou confuso, e eu não tenho ideia de como conduzir o avião.”

Ainda de acordo com o áudio, um controlador de tráfego aéreo passou a fornecer instruções de como pousar a aeronave, orientando o passageiro a manter as asas niveladas e a “empurrar os controles para frente, descendo a uma velocidade bem lenta”. “Estamos tentando localizá-lo.”

A Administração Federal de Aviação dos EUA está investigando o caso, segundo a CNN, acrescentando que a condição do piloto, que teria tido um “possível problema médico”, não foi divulgada.
Em outro trecho do áudio, um outro operador de tráfego aéreo conta a um piloto da companhia American Airlines prestes a decolar na Carolina do Norte que o passageiro conseguiu realizar o pouso. “Você disse que os passageiros pousaram a aeronave?”, responde ele. “Meu deus. Ótimo trabalho.”

A CNN publicou um vídeo que mostra o momento em que a aeronave pousa no aeroporto de Palm Beach.