Passo a Paço 2018 abre edital para feira gastronômica

Fotos: Ingrid Anne / Manauscult

Prefeitura de Manaus lançou nessa terça-feira (31), o edital para a Feira Gastronômica do Passo a Paço 2018. E está disponível para consulta no portal da Viva no link www.vivamanaus.com/editais. Os Chefs de cozinha, cozinheiros, food bike, food trucks, pessoas físicas e jurídicas que quiserem participar podem se inscrever até o dia 9 de agosto, de 8h às 17h, diretamente no protocolo da Manauscult, localizada na avenida André Araújo, 2767, Aleixo, zona Centro-Sul.

Os interessados deverão apresentar portfólio dos serviços oferecidos do restaurante ou chef, como certificados, diploma de graduação em gastronomia, premiações, críticas e outros que comprovem experiência das atividades realizadas na área gastronômica.

Nesta edição, a feira disponibilizará até 48 espaços para a venda de alimentos divididos em cinco categorias: Barraca do Chefe (até 20 vagas); Novos Chefes (até 2 vagas); Food Truck (até 15 vagas); Food Bike (até 8 vagas) e Futuros Talentos (até 3 vagas).

Os pratos de comidas comercializados deverão respeitar o valor mínimo de R$ 5 e o valor máximo de R$15. Os participantes poderão comercializar, ainda, a venda de bebidas desde que sejam artesanais e originais, como sucos naturais, smoothies, drinks e outros.

As categorias “Barraca do Chef”, “Novos Chefes” e “Futuros Talentos” caracterizam-se com um espaço temporário montado com estrutura de tenda e equipamentos culinários para preparo e comercialização de comidas. Já os food trucks e food bikes são espaços móveis que transportam e vendem comida, podendo ser furgão ou caminhão de pequeno porte, ou veículo com duas rolas, motorizado ou não.

Visando estimular à formação acadêmica, o incentivo à pesquisa e a profissionalização no mercado de trabalho, a categoria “Futuros Talentos” será especialmente destinada às universidades com curso de graduação em andamento de gastronomia. Cada instituição, convidada pela Manauscult, poderá operar uma barraca e comercializar a venda de alimentos que serão elaborados por seus alunos.

Segundo o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, os responsáveis pelo sucesso do evento é a boa gastronomia . “Chegamos à quinta edição com um evento consolidado e parte deste sucesso é atribuído à participação dos chefs, dos restaurantes, food bikes e food trucks que se dedicam a apresentar uma criação, a preços populares, para o público em geral. A gastronomia é um dos fatores indutores de turismo e, desde a primeira edição do Passo a Paço, procuramos trabalhar esse intercâmbio entre chefes nacionais e locais, com a participação do público”, comentou Bernardo.