PC flagra embarcação descumprindo decreto com 120 passageiros a bordo

Foto: Divulgação

A Polícia Civil abordou uma embarcação que transportava 120 pessoas nessa quarta-feira (24). Segundo informações a abordagem ocorreu na Comunidade Caititu, divisa entre os municípios de Carauari (a 788 quilômetros de Manaus) e Juruá (a 674 quilômetros da capital).

O transporte intermunicipal de passageiros está suspenso desde 12 de janeiro deste ano. Pelo decreto estadual por conta da pandemia da Covid-19, só está autorizado esse tipo de deslocamento por motivos de saúde e demais atividades essenciais à vida.

O investigador Emerson Cardoso, da 65ª DIP (Delegacia Interativa de Polícia de Carauari), disse que a equipe recebeu denúncia anônima de que uma embarcação que saiu de Manaus estaria em Juruá, mas com destino final programado para Carauari.

“Após a abordagem, orientamos o responsável da embarcação que retornasse a Manaus e que ele ainda teria que arcar com as despesas materiais e de alimentação dos passageiros, que estão recebendo assistência em Juruá, antes de retornarem à capital”, disse Cardoso.

De acordo com o delegado, diante da situação crítica de Carauari por conta da Covid-19, onde o hospital está com os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e da UCI (Unidade de Cuidados Intermediários) lotados, seria arriscado receber os passageiros que poderiam testar positivo e extrapolar o sistema de saúde municipal. O município tinha registrado até esta quinta-feira (25), 5.286 casos acumulados da Covid-19 e 34 mortes.