PEC que inclue assistentes sociais e psicólogos na rede estadual de ensino é aprovada na ALEAM

cartaz-assistentes-sociais

A Proposta de Emenda Constitucional – PEC nº 03/2012, de autoria do deputado Luiz Castro, que garante a inclusão de assistentes sociais e psicólogos nas escolas da rede estadual de ensino, foi aprovada hoje (14), em votação final, no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas. A expectativa é de que a proposta seja promulgada amanhã.

Para Luiz Castro, a aprovação da PEC, que será incorporada à Constituição Estadual, é uma conquista das duas categorias, que através de seus sindicatos, associações e conselhos regionais, discutiram exaustivamente o  projeto, mobilizaram os profissionais e acompanharam a tramitação nas comissões permanentes da Aleam.
“Em resumo, é uma vitória da educação no Amazonas, que contará com profissionais capacitados para auxiliar na melhoria das atividades pedagógicas, desenvolvidas pelos professores”, destacou o deputado, acrescentando que  a atuação de psicólogos e assistentes sociais nas escolas, vai diminuir os índices de evasão e de reprovação dos alunos.

Na avaliação de Luiz Castro, os custos para contratação de psicólogos e assistentes sociais, podem parecer altos, mas serão compensados com a redução da evasão escolar e com a melhoria dos indicadores da qualidade do ensino. Por isso, o deputado defende a presença de psicólogos e assistentes sociais, também nas escolas do interior do Estado.

A presença desses profissionais nas escolas, segundo Castro, contribuirá para solucionar os problemas gerados pela violência, pelas questões familiares e dentro da própria escola. Consequentemente, ajudará a estimular os alunos a obterem um melhor rendimento no processo de ensino e aprendizagem.

Homenagem

A aprovação da PEC foi um presente para os assistentes sociais que participaram, na tarde de hoje, de uma sessão especial alusiva ao dia dedicado aos profissionais da categoria, que transcorre amanhã, 15, mas a homenagem foi antecipada em função da votação da PEC.

O deputado Luiz Castro destacou a importância da atuação do assistente social nas políticas públicas de defesa dos direitos da criança e do adolescente, sobretudo neste momento em que são denunciados inúmeros casos de abuso sexual e exploração de menores de idade, no município de Coari.

Ele parabenizou a categoria pela mobilização em favor da aprovação da PEC que prevê a inclusão dos profissionais, junto com os psicólogos nas escolas da rede estadual.
Durante a sessão especial, com a participação de entidades representativas da categoria, foram homenageados com placas de reconhecimento, profissionais que atuam nas universidades e em órgãos públicos e privados.

Foto: Zezinho Rodrigues/Radar