Pedágio Ambiental já distribuiu 3 mil mudas e será antecipado por conta do feriado

Foto: Altemar Alcantara/Semcom

Três mil mudas já foram distribuídas em mais um Pedágio Ambiental realizado pela prefeitura de Manaus que visa aumentar o grau de arborização da cidade de Manaus através da distribuição de mudas pela cidade. O pedágio ambiental ocorrerá, excepcionalmente, na próxima terça-feira, 4/9, em virtude do feriado da Independência do Amazonas (5/9). A partir do mês de setembro, o projeto será levado a pontos movimentados da zona Norte.

O intuito do projeto é facilitar o acesso da população às mudas de espécies frutíferas, ornamentais e medicinais produzidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). O primeiro local de distribuição de setembro será o cruzamento das avenidas Max Teixeira com Francisco Queiroz, na entrada do Manoa.

“Percebemos uma aceitação muito grande da população e essa aproximação obtida com o trabalho de doações de mudas também sensibiliza as pessoas com relação às ações de arborização da cidade, conforme a determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, que idealizou o projeto”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior. Ele esteve presente à distribuição realizada nesta quarta-feira, 29/8, no Conjunto Hileia, quando foram doadas 600 mudas.

A comunidade do Hileia participou em peso da ação. Eulália Vieira, 63, moradora do conjunto, parabenizou a Prefeitura de Manaus pela iniciativa. “Nosso bairro precisa de mais arborização, paisagismo e dessa interação entre plantas e pessoas, porque elas (as plantas) têm uma influência muito positiva sobre as nossas vidas”, afirmou. Outra moradora, Dioneia Santos Silva, diz que abraçou a causa da arborização a partir do apoio recebido pela Prefeitura de Manaus.

“A Semmas tem dado muito apoio às ações de proteção da área verde do nosso conjunto. Essas mudas ajudam a embelezar ainda mais nossa área protegida e pedimos que as pessoas ajudem a preservar“, comentou Dioneia. Até o final do ano, os pedágios acontecerão todos os meses. Serão contempladas ainda as zonas Leste, Sul e Centro-Sul. Após o feriado, a distribuição voltará a ocorrer normalmente às quartas-feiras.

Fotos: Altemar Alcântara / Semcom