Pedido de cassação do prefeito de Santa Isabel é votado na Câmara Municipal nesta quarta (29)

 

Os vereadores de Santa Isabel do Rio Negro votarão, nesta quarta-feira (29), o pedido de cassação do prefeito Araildo Mendes do Nascimento (PTB), mais conhecido por Careca, por infrações políticas e administrativas. O pedido de cassação foi feito pela Comissão Processante que apurava, entre outros, a omissão do prefeito em prestar esclarecimentos à Câmara Municipal. (Ver relatório final da Comissão no fim da matéria)

O presidente da Câmara Municipal de Santa Isabel do Rio Negro, vereador Regis Góes (MDB), confirmou a realização da votação e disse que o relatório final da comissão foi lido e aprovado na segunda-feira (27).

O prefeito Araildo Mendes do Nascimento é acusado que não prestar esclarecimentos sobre processos licitatórios e de nomear o próprio irmão como presidente da Comissão de Licitação e como representante do município, em Manaus.

O presidente da Comissão Processante, vereador Charlen Ferreira de Albuquerque, disse que o prefeito teve oportunidade de apresentar defesa aos fatos alegados, mas não compareceu às convocações da Comissão. “Demos todas as oportunidades de defesa, todos os prazos como determina a lei, mas o prefeito não compareceu. Fui pessoalmente notificá-lo, mas ele não deu a mínima. Ele (prefeito) ainda entrou com dois mandados de segurança e ambos foram negados. Agora, só nos resta cumprir a lei” disse Charlen.

O prefeito de Santa Isabel do Rio Negro, Araildo Mendes do Nascimento, e seu vice Gilvan Fontes (PMN), ainda são investigados em uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)  na Câmara, que apura as finalidades dadas pelo prefeito aos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Relatório final da Comissão Processante