Pedido de David é atendido pela bancada federal para a construção de casas populares

Divulgação/assessoria

Nesta sexta-feira, o prefeito eleito de Manaus, David Almeida (Avante), afirmou que a partir de 2021 será apresentada pela bancada federal amazonense uma emenda parlamentar coletiva voltada para o programa habitacional da cidade. A informação chegou até ele através do deputado federal Marcelo Ramos (PL), em uma visita institucional à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), ao buscar apoios e parcerias para a cidade durante a agenda de relações institucionais.

Após um dia da reunião entre David Almeida e o coordenador da bancada federal do Amazonas no Congresso, senador Omar Aziz (PSD), a notícia foi dada por Marcelo Ramos e o prefeito eleito. A informação é de que uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) foi apresentada pelo coordenador da bancada federal e presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado para o exercício de 2021, em que ele pediu aos parlamentares da bancada que subscrevessem a iniciativa.

“Eu já subscrevi quando estava vindo para cá. O prefeito pode ter certeza da disposição, não só minha, mas de toda a bancada, de contribuir, de ajudá-lo a fazer de Manaus uma cidade melhor para se viver”, afirmou Marcelo Ramos.

Celeiro para Manaus
Durante a pauta na Suframa, segundo o prefeito eleito, foram destacadas questões que fortalecem o modelo ZFM, destinada ao desenvolvimento de ações direcionadas à transformação do Distrito Agropecuário da Suframa (DAS),  criado em 1976 com o intuito de incentivar a produção agropecuária na área delimitada como Zona Franca de Manaus (ZFM) em um grande celeiro para abastecer Manaus.

“Nós queremos transformar o entorno de Manaus em uma grande área produtora de alimentos para a cidade, a fim de que deixemos de exportar recursos para estados vizinhos e passemos a produzir os produtos considerados indispensáveis para a boa alimentação da nossa população”, explicou o prefeito eleito.

Lei de informática
Conforme David, a Prefeitura de Manaus vai iniciar tratativas com a Suframa para identificar a melhor maneira de usar parte dos recursos da Lei de Informática nas escolas de Manaus, para melhor preparar os jovens para os desafios do mercado de trabalho.

“Queremos investir na tecnologia 4.0 e vamos implantar o projeto Geração 4.0, que consiste em um conjunto de iniciativas de formação da mão de obra do futuro, qualificação profissional e incentivo aos projetos industriais de quarta geração, inclusive das pequenas e médias indústrias”, explicou, lembrando que o projeto prevê a inclusão de aulas de robótica nas escolas e ampliação das aulas práticas.

Fortalecer parcerias
Segundo o superintendente da Suframa, Algacir Antonio Polsin, a superintendência vai procurar fortalecer o sistema de parcerias com a Prefeitura de Manaus, com o objetivo de ajudar no que for possível para melhorar a qualidade de vida na cidade e atender as expectativas da sua população.

“É com muita satisfação que estou recebendo o prefeito eleito de Manaus aqui na Suframa. Eu pretendo continuar o sistema de parceria com a Prefeitura de Manaus. Vejo que temos muito a ganhar e muito a entregar à nossa população, reforçando cada vez mais o Polo Industrial de Manaus, melhorando as condições do nosso Distrito Industrial e prestando outros serviços em apoio à Prefeitura. Nós vamos buscar reforçar essa aproximação, que começamos no dia de hoje”, argumentou.