Pegando o beco: Dos 35 prefeitos candidatos à reeleição no Amazonas, apenas 10 foram reeleitos

carlos-e-iranLevantamento feito pela Associação Amazonense dos municípios aponta que, dos 35 candidatos à reeleição nas prefeituras do interior do Amazonas, somente 10 foram reeleitos, o que equivale a pouco mais de 16% de toda a gestão pública municipal. A população decidiu mandar 25 prefeitos fazerem o que se chama popularmente de “pegar o beco”. Um desses prefeitos que perdeu a cadeira no Executivo foi o próprio ex-presidente da Associação Amazonense dos Municípios, Iran Lima (PSD), que não se reelegeu no município de Boca do Acre – com mais de 61% dos votos ganhou para prefeito Zeca do PSDB.

Segundo a entidade representativa dos prefeitos do Amazonas estão sendo articulados os primeiros encontros com os novos gestores municipais. O presidente da Associação Amazonense dos Municípios (AAM), João Campelo, aponta a crise econômica nacional como o principal motivo para que o povo do interior do Estado tenha dado um “passa fora” na maioria dos prefeitos candidatos à reeleição.

“Por causa da crise, os prefeitos não conseguiram executar plenamente todos os seus projetos de gestão municipal, o que ocasionou um grande descontentamento da população no interior do Estado. Com isso, perderam a confiança nos prefeitos que ainda estão executando suas ações e preferiram apostar em novos gestores”, afirmou Campelo.

Segundo ele, os prefeitos que ainda estão em exercício tiveram um rombo médio de 30% no total do orçamento municipal, o que prejudicou significativamente a administração municipal. Mas, o presidente da Associação dos Municípios passou ao largo de qualquer consideração sobre os prefeitos que não foram reeleitos e enfrentaram acusações de mau uso dos recursos públicos.

Entre os prefeitos que não foram reeleitos para uma gestão consecutiva foram José Tomé Filho, de Autazes; Carlos Goes (o Padre Carlos), de Maués; Joseias Lopes da Silva, de Nova Olinda do Norte, dentre outros.

Lista dos prefeitos reeleitos:

NOME

MUNICÍPIO

Adimilson Nogueira

Apuí

Nonato do Nascimento Tenazor

Atalaia do Norte

Pedro Duarte Guedes

Careiro da Várzea

Abraham Lincon Dib Bastos

Codajás

Ivon Rates da Silva

Envira

Evaldo de Souza Gomes

Lábrea

Luiz Magno Moraes

Maraã

Gledson Machado

Nhamundá

Careca

Santa Isabel do Rio Negro

Abraão Magalhães Lasmar

Santo Antônio do Iça