Pela primeira vez em uma semana, Manaus não registra novos casos de sarampo

No período de uma semana, Manaus não registrou nenhum novo caso confirmado de sarampo. Com isso, permanece em 906 o número de casos na capital, apontado pelo boletim anterior. Ao todo, Manaus tem 7.844 notificações da doença, incluindo os casos confirmados, 6.508 suspeitos e mais 430 que já foram descartados. Os números foram divulgados nessa segunda-feira (24), no 29º Informativo Epidemiológico de Monitoramento dos Casos da doença, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

“Esperávamos por esse resultado, porque utilizamos todas as ferramentas possíveis para criar uma barreira de proteção, o que para o sarampo, por ser altamente transmissível, é algo mais complexo. Treinamos e reforçamos nossas equipes para oferecer vacinas nas escolas, de porta em porta e locais de grande concentração de pessoas. Foi uma grande mobilização para chegarmos a esse momento, ainda não erradicamos o sarampo em Manaus, mas estamos no caminho certo”, destaca o prefeito Arthur Virgílio Neto.

De acordo com o Informe, entre todas as 7.844 notificações de sarampo, que abrangem também os novos casos suspeitos, 26,8% estão na faixa etária de 20 a 29 anos, seguida da faixa etária de 15 a 19 anos (23,5%), de 30 a 49 anos (15,4%) e menores de um ano (14,3%).

Entre os 906 casos confirmados, a faixa etária mais atingida é a de menores de um ano (24,5%), seguida das faixas de 20 a 29 anos (19,9%) e de um a cinco anos (19,8%), e de 15 a 19 anos com 13,8% do total de confirmações.

Por território, o Distrito de Saúde Norte (Disa Norte) ainda apresenta o maior número de notificações com 35,8% do total. O Disa Leste vem em seguida com 32,6%, Disa Sul com 17,6%, Disa Oeste com 12,8% e Disa Rural com 1,1%.

Vacinação continua

A vacina contra a doença segue disponível para pessoas na faixa etária de seis meses a 49 anos em todas as salas de vacinação do município. Os dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) mostram que a secretaria já administrou 741.624 doses de vacinas.

O número de vacinas já aplicadas inclui tanto as doses da campanha contra sarampo, direcionada para a faixa etária de seis meses a cinco anos, que atingiu 106,9% do público-alvo, quanto às ações de rotina nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com primeira e segunda doses, e os trabalhos de intensificação, varreduras e bloqueios vacinais.

A lista com as 183 salas de vacina do município de Manaus está disponível no site da Semsa (http://semsa.manaus.am.gov.br).