Pelo menos 36 mil famílias aguardam liberação de recursos para regularização de terras no Amazonas

Foto: divulgação

Cerca de 36 mil famílias do Amazonas ainda aguardam a liberação de recursos do Governo Federal para a regularização de terras com título no Estado. O senador Eduardo Braga (MDB) discutiu o assunto, nessa quinta-feira (19), na Sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e informou que vai viabilizar a liberação dos valores necessários para garantir a titulação de terras, por meio de emenda ao Orçamento da União 2021.

“A questão fundiária é um dos grandes gargalos no Estado. O “não” já tenho. Agora, vou à luta pelo “sim”, disse o parlamentar ao presidente do Incra, Geraldo José de Melo, acompanhado do superintendente do órgão no Amazonas, João Batista Jornada.

O número de famílias que aguarda regularização é resultado de um levantamento feito pelo próprio Incra e apresentado a Eduardo, que se dispôs a ajudar para zerar essa fila no território amazonense.

Vila Amazônia – O senador reforçou, ainda, a urgência e a necessidade de pavimentação das estradas da Gleba Vila Amazônia, em Parintins (AM), até Juruti (PA), empreendimento que já conta com recursos federais providenciados por Eduardo e deve ser executada pelo Incra.

“Essa é uma das obras emblemáticas no Amazonas. Quando concluída, vai mudar a perspectiva da região para os próximos 30 anos. Aquela região vai virar um polo de mineração, agricultura, comércio e serviços”, destacou o parlamentar amazonense para Melo.