Pelo menos três casas são roubadas por dia em Manaus

Um total de 500 roubos a residências foram registrados nos primeiros seis meses de 2019, em Manaus. A média foi de quase três roubos por dia. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

De acordo com a pasta, o número de roubos a residências é 29,9% menor frente ao mesmo período do ano anterior, quando foram registradas 712 ocorrências.

Os dados da SSP-AM também mostram, que 288 pessoas foram presas no período de janeiro a agosto de 2019 por roubo a residências em Manaus. Das 288 prisões, quatro foram de mulheres.

Ainda segundo o balanço, nos seis primeiros meses de 2019 houve redução de roubos em estabelecimentos comerciais. De acordo com dados da SSP, foram 1.112 casos registrados no período, ante os 1.242 do mesmo período do ano passado. O número representa uma redução de 10,4%.

Operação Integrada

Umas das formas de prevenção são projetos desenvolvidos pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), como o programa “Rede de Vizinhos Protegidos”, que estabelece um laço de comunicação direto por meio de um aplicativo de celular. Nele, policiais e moradores dialogam e compartilham informações.

Na 17ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), o “Rede de Vizinhos Protegidos” funciona nos conjuntos habitacionais Jardim Versalles, Belvedere e Flamanal, todos situados no bairro Planalto, zona centro-oeste da capital.

Em Manacapuru, o Rede de Vizinhos Protegidos foi implantado há seis meses pelo 9º Batalhão da Polícia Militar e, de acordo com os moradores do bairro Vale Verde, primeiro bairro a receber o projeto, o trabalho que está sendo realizado ajudou a reduzir roubos e furtos na região.

Com informações da assessoria da SSP-AM.