Performance “Noiva Testosterona” do Grupo Criattor ganha temporada na Casa das Artes

Começa nesta quinta-feira (1), a temporada de apresentações do espetáculo “Noiva Testosterona”, do o Grupo CriAttor. Com direção, criação e atuação solo de Robson Ney Costa, a performance explora o comportamento de um noivo e de uma noiva em seus preparativos para o casamento, colocando em foco a dualidade homem-mulher. As apresentações aconteceram ao longo do mês de março, sempre às quintas, na Casa das Artes, no Largo de São Sebastião, Centro.
A performance é inspirada numa cena da peça teatral “Assim que se passarem cinco anos”, do espanhol Federico García Lorca (1898-1936). “Ao ler o texto me identifiquei com a cena que abre o segundo ato. A cena do quarto da noiva, em que ela discute com a sua empregada. ‘Já disse que não! Quero um hábito cor de terra para esse homem; um hábito cor de rochedo nu com um cordão de esparto na cintura…’, diz a noiva. Foi a partir desses diálogos que criei a performance”, conta Ney, que vem desenvolvendo o projeto há cerca de três anos.

Ela & ele

Na performance, Ney se reveza fazendo as vezes da noiva e do noivo: ele se vestindo, ela se maquiando, ele dançando, ela fazendo as unhas, ele bebendo com os amigos, ela vestindo o traje de noiva, e por aí vai. Cada transição é demarcada na trilha sonora, com canções populares para ele e a “Marcha nupcial” para ela, e na disposição dos objetos cênicos pelo espaço de encenação.

“A proposta é trazer à tona a questão do homem e da mulher, não como questão de gênero, mas da dicotomia entre noiva e noivo, que nunca se encontram”, diz o performer, que contrapõe coisas ‘de mulher’ e ‘de homem’ nas sucessivas mudanças de papel. “O homem liga muito pouco para o casamento, e nas cenas aparece bebendo, fazendo exercícios físicos, curtindo numa despedida de solteiro. A mulher não: ela está o tempo todo fazendo preparativos para a cerimônia”.

Ao longo da apresentação, o performer ainda interage com os espectadores – distribuindo cartas de um ‘baralho Kama Sutra’, como noivo, e pedindo assistência para fazer a maquiagem, como noiva, por exemplo. Além de Ney, a performance conta com a participação de Ismael Farias na sonoplastia e assistência de direção.

Serviço

O quê: Performance “Noiva Testosterona”, do Grupo CriAttor de Teatro;

Quando: Quinta-feira (1), às 17h; temporada em todo o mês de março, sempre às quintas, no mesmo horário.

Onde: Casa das Artes, Largo de São Sebastião, Centro

Entrada: Ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)