Pessoas diagnosticadas com Covid-19 aguardam atendimento médico por mais de uma hora no Centro de Testagem do Studio 5 (ver vídeo)

Além disso, não há tratamento prioritário para os pacientes com covid-19

centro-de-testagem-3

Foto: Reprodução

Inaugurado há uma semana após denúncia do Radar Amazônico, o Centro de Testagem para Covid-19 no Studio 5, zona Sul de Manaus, tem como objetivo atender as pessoas com sintomas da doença. Entretanto, desde o primeiro dia, o local vem apresentando inúmeros problemas, desde a aglomeração e a demora no atendimento. Nesta quarta-feira (19), um paciente que preferiu não se identificar, relatou à reportagem que estão levando mais de uma hora e meia para fazer o exame e depois mais cerca de uma hora para a consulta, pois segundo ele, havia somente dois médicos para atender a alta demanda de pessoas.

Outro problema detectado é o fato de não haver atendimento prioritário para grávidas, idosos e crianças, que dividem o mesmo local com aqueles que não foram infectados, sem nenhum distanciamento e sem nenhuma preferência no atendimento.

Criança de dez anos positivada com Covid-19

Explosão de novos casos

Após a explosão de casos de Covid-19 e do aumento de pessoas com síndromes gripais, pacientes passaram a denunciar a falta de testes em Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Vale ressaltar que, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.975 novos casos de Covid-19, totalizando 457.408 casos da doença no Estado.

Além disso, foram confirmadas duas mortes pela doença, sendo uma que aconteceu na segunda-feira (17) e outra após investigação, elevando para 13.860 o total de óbitos.

Protesto

Nesta quarta-feira (19), durante ronda no Centro de Testagem do Centro de Convenções Vasco Vasques, no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus, o Radar testemunhou várias reclamações para quem buscava fazer teste de Covid-19.

Além da aglomeração e as filas quilométricas, os cidadãos reclamaram da exposição ao sol e a chuva, da espera de horas nas filas, da ausência de banheiros, da falta de água, sem contar ainda com a falta de fila preferencial para idosos, grávidas e mulheres com crianças de colo. Eles informaram que os banheiros ficam apenas dentro do Centro de Convenções.

Os pacientes também relataram à reportagem que não conseguiram fazer o teste para Covid-19 nas UBSs e, com isso, foram orientadas a irem nos Centros de Testagem para Covid-19, tanto no Studio 5 quanto para o Centro de Convenções Vasco Vasques.

Resposta

Questionamos a Prefeitura de Manaus quanto ao número de profissionais que estão atendendo no Centro de Testagem do Studio 5, que respondeu que 14 médicos estariam atendendo no local.

Veja o vídeo das pessoas diagnosticadas com covid aguardando pelo atendimento médico