Pessoas de 36 a 52 anos com comorbidades serão vacinadas em Manaus; veja o calendário de vacinação

Foto: Semsa/Divulgação

A Prefeitura de Manaus divulgou nesse sábado (17), o calendário com a divisão de grupos a serem vacinados contra a Covid-19 a partir desta segunda-feira (19). Os vacinados serão as pessoas com idade entre 54 e 36 anos, com doenças preexistentes consideradas prioritárias pelo Ministério da Saúde.

Na mesma semana, serão aplicadas as segundas doses da vacina CoronaVac/Butantan em idosos de 60 a 63 anos e pessoas com alguma das três comorbidades atendidas inicialmente, e começará a ser aplicada a segunda dose dos idosos que receberam a primeira dose da AstraZeneca entre 29 de janeiro e 3 de fevereiro.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, alerta para a importância da segunda dose. “É a segunda dose que garante a eficácia da vacina. A primeira prepara o organismo e a segunda assegura a imunização. Portanto, peço às pessoas que já tomaram a primeira dose, mas que ainda não foram tomar a segunda dose, que procurem nossos postos mesmo que já tenham perdido o prazo. É para o próprio bem e para o bem coletivo”.

A Semsa orienta que as pessoas dos grupos contemplados que tomarão a primeira dose consultem o Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br) para conferir o posto onde deverão ser vacinadas. Mas isso não impede que se dirijam ao posto mais próximo de suas residências. Para receber a vacina é necessário apresentar um documento de identificação com foto e laudo que ateste a condição de saúde.

Confira as datas para a próxima semana:

Pessoas com as comorbidades especificadas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19

Segunda-feira, 19 – 52 a 54 anos
Terça-feira, 20 – 48 a 51 anos
Quarta-feira, 21 – 44 a 47 anos
Quinta-feira, 22 – 41 a 43 anos
Sexta-feira, 23 – 37 a 40 anos
Sábado, 24 – 35 e 36 anos

Segunda dose para idosos de 60 a 63 anos e pessoas com diabetes, cardiopatias e obesidade – de 19 a 24/4

Segunda dose para idosos que receberam a primeira dose de AstraZeneca/Oxford entre 29/1 e 3/2 – de 19 a 24/4

(*) com informações da assessoria