PF faz operação em quatro municípios do Amazonas para combater crimes ambientais

 

Foto: Divulgação/PF

Informações que chegaram ao Radar dão conta que, na manhã desta terça-feira (20), está ocorrendo operação da Polícia Federal nos municípios de Humaitá, Novo Aripuanã, Manicore, Apuí e Maués.

A operação visa combater crimes ambientais que estariam ocorrendo nesses municípios. Segundo fontes do Radar, somente em Humaitá se tem notícias de que a PF realizou operações na sede da cidade, já nos outros municípios as ações se concentraram em áreas mais afastadas da sede. Entre elas, está a área do Sucunduri, em Apuí.

As informações são de que no município de Humaitá, um vereador da cidade estaria envolvido nos crimes ambientais.

A operação da PF vem logo depois de um enfrentamento entre a PF e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, acusado pelo ex-superintendente da PF no Amazonas, Alexandre Saraiva, de “proteger infratores ambientais”.

Resposta da PF

A Polícia Federal informou por meio de nota, que durante a  Operação “Pentaedro do Fogo” foram cumpridos 27 mandados de busca e apreensão nos municípios de Apuí, no Distrito de Santo Antônio do Matupi (Manicoré), em Novo Aripuanã, Maués e Humaitá. Além disso, os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pela prática de queimadas, desmatamento ilegal e usurpação de Terras da União, entre outros possíveis crimes. Se condenados, poderão cumprir pena de até 15 (quinze) anos de prisão.

Confira a nota da Polícia Federal na íntegra.