PM apreende 120 quilos de cocaína em operação de combate ao tráfico na fronteira

Cachoeira_120kg coca 1

A droga vinha da Colômbia e foi interceptada próximo a São Gabriel da Cachoeira. Foi apreendida, nesta quarta-feira (03) por policiais militares da 2ª Companhia da Polícia Militar, no município de São Gabriel da Cachoeira, em operação do plano Estratégia Estadual de Segurança na Fronteira (Esfron). A droga estava em poder do traficante brasileiro Wladimir Martinho Marques Pechar, de 33 anos, com um carregamento de aproximadamente 120 quilos de pasta-base e cocaína pura.

A operação da Esfron aconteceu no rio Negro, onde foi preso Wladimir e um outro elemento está sendo procurado, e que as investigações indicam como provavelmente sendo um colombiano. A operação foi coordenada pelo major Glauco Alencar, que comanda a companhia da Polícia Militar na região.

De acordo com o comandante, a droga estava escondida nos bancos da embarcação, uma lancha-voadeira de 40 HP, muito comum na região amazônica por sua facilidade e rapidez de deslocamento nos rios, principalmente no rio Negro, cujo leito tem bastante pedras na área de São Gabriel da Cachoeira. “O traficante já vinha sendo procurado. Tínhamos denúncia de que ele, conhecedor da navegação nos rios e lagos da região, vendia seus serviços para o transporte de drogas”, afirmou o major Glauco.

O comandante contou que o suspeito foi avistado durante patrulhamento da Polícia Militar na região da ilha das Flores, perto da sede do município. A lancha entrava no Brasil, proveniente da Colômbia, segundo o major. “Eles ainda tentaram fugir e esconderam a voadeira em um porto clandestino na mata, mas nossos policiais estavam atentos e conseguiram fazer essa importante apreensão, uma das maiores do ano no Estado”, disse Glauco.

A droga estava embalada e dividida em 40 tabletes e 65 recipientes para óleo de motor. Junto com a embarcação e o suspeito, o carregamento foi apresentado ao delegado da Polícia Civil no município.

Cachoeira_120kg coca 2

Cachoeira_120kg coca 3