Polícia desenvolve app para identificar veículos roubados em tempo real

Um aplicativo de celular está ajudando policiais, em tempo real, a identificar veículos roubados e furtados em tempo real em Manaus. Com o nome “Comando”, o aplicativo foi desenvolvido durante três meses pela seção de tecnologia da Polícia Militar. Ao todo, 1.653 PM utilizam o aplicativo durante atividade nas ruas da capital.

O app está em fase de teste desde agosto e cruza dados da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DRFV) e do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

A ferramenta lê os dados das placas dos veículos por meio da câmera do smartphone do policial. Ao identificar o automóvel, o servidor saberá se o carro possui restrição de roubo, furto, sequestro ou outra ocorrência que peça o envolvimento das forças de segurança.

Além de utilizar dados da DERFV e do Sinesp, o APP Comando também é alimentado por informações inseridas pelos próprios funcionários da Polícia Militar.

No aplicativo, o policial poderá ter acesso a informações internas como Boletim Geral da PM, Carteira de Identidade, Procedimento Operacional Padrão (POP), Regulamento Disciplinar da Polícia Militar (RDPAM), Relatórios e Unidades da PM.

Próximos passos – A seção de tecnologia da PM está em negociação para também utilizar dados do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). O próximo passo é a implantação da fase de detectar através do rosto. A ação deverá ser desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (seap).

Com informações da assessoria de Secretaria de Segurança Pública do Amazonas