Polícia prende envolvido em tentativa de homicídio de criança de 5 anos

Tentativa de homicídio de criança 1

Jonatha Oliveira da Silva é apontado como um dos envolvidos na tentativa de homicídio de uma criança de 5 anos. Ele teria entregado a arma de fabricação caseira a um adolescente que atingiu a criança com três tiros. O crime aconteceu no 21 de fevereiro de 2004, ou seja, há 11 anos. Jonatha também é acusado de um assassinato que teria ocorrido em 2014.  O delegado adjunto da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), Luiz Rocha, apresentou Jonatha, na manhã desta segunda-feira (16), durante coletiva à imprensa, realizada na Delegacia Geral, Jonatha Oliveira da Silva, 33.

Tentativa de homicídio de criança delegadoConforme o delegado Luiz Rocha, Jonatha foi preso na manhã da última quinta-feira, dia 12, quando compareceu à especializada para prestar esclarecimentos sobre um caso de homicídio no qual ele estaria envolvido.

“Durante os procedimentos na delegacia, foi verificado no sistema da polícia que Jonatha possuía mandado de prisão e estava foragido da Justiça. Em razão desta descoberta, efetuamos a prisão dele”, informou o delegado.

Ainda de acordo com a autoridade policial, o fato aconteceu no Beco Voluntários da Pátria, bairro Vila da Prata, zona Oeste da capital, durante um enfrentamento de “gangues rivais”, onde houve troca de tiros.

“Jonatha seria integrante de um grupo de ‘galeras’ que atuava nos bairros São Jorge e Vila da Prata. Durante o confronto, foi ele quem entregou a arma para um adolescente, na época com 17 anos de idade, que efetuou os disparos contra integrantes do grupo rival, atingindo a criança que passava pelo local”, informou o delegado.

Rocha contou que os disparos saíram de uma escopeta caseira que atingiram o pescoço, estômago e perna esquerda da criança, que foi encaminhada para o Pronto Socorro João Lúcio (Joãozinho), onde foi internada em estado grave, mas se recuperou dos ferimentos. Outras duas pessoas que estavam próximas à criança também foram alvejadas pelos disparos, mas sem ferimentos graves.

O mandado de prisão em nome de Jonatha foi expedido pela 2ª Vara do Tribunal do Júri. Ele foi indiciado pelo crime de homicídio tentado e, após os procedimentos cartorários, ele será encaminhado à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Dívida

Segundo o delegado Luiz Rocha, além da tentativa de homicídio da criança, Jonatha também é investigado pelo homicídio de Wellington Vieira Ribeiro. O crime ocorreu em novembro de 2014, na Rua Cristo Rei, Parque São Pedro, bairro Tarumã, zona Oeste, em razão de uma dívida de tráfico de drogas. A vítima tinha 20 anos quando o crime aconteceu.

“Wellington era usuário de drogas e devia a quantia de R$50,00 para Jonatha. No dia do crime, um homem efetuou vários disparos de arma de fogo contra a vítima, a mando de Jonatha”, informou o delegado.

Fotos: Sérgio Augusto/Assessoria de Imprensa da PC-AM