População protesta contra o atendimento ofertado no Centro de Testagem do Vasco Vasques (ver vídeo)

centro-de-testagem-1

Foto: Geovani Leite/Radar Amazônico

Diversas pessoas que estiveram presentes na manhã desta quarta-feira (19) no Centro de Testagem para Covid-19 no Centro de Convenções Vasco Vasques, bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus, protestaram para o Radar por causa dos problemas enfrentados naquele local. Além da aglomeração e as filas quilométricas, os cidadãos reclamaram da exposição ao sol e a chuva, da espera de horas nas filas, da ausência de banheiros, da falta de água, sem contar ainda com a falta de fila preferencial para idosos, grávidas e mulheres com crianças de colo. Eles informaram que os banheiros ficam apenas dentro do Centro de Convenções.

“Ninguém respeita o espaçamento aqui. Temos que ficar prestando atenção o tempo todo. A gente não sabe onde tem foco de doença”, disse uma paciente que aguardava atendimento no Centro de Convenções Vasco Vasques.

“Não tem fila da prioridade, é fila única para todo mundo. Acho que não estou nem na metade da fila”, relatou um idoso.

Além disso, muitas pessoas relataram à reportagem que não conseguiram fazer o teste para Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e, com isso, foram orientadas a irem nos Centros de Testagem para Covid-19, tanto no Studio 5 quanto para o Centro de Convenções Vasco Vasques.

testagem covid

Foto: Rafael Braga/Radar Amazônico

Outra paciente criticou a forma que as pessoas foram colocadas na fila de espera no Centro de Testagem para Covid-19 no Centro de Convenções Vasco Vasques.

“Aqui não tem apenas pessoas que foram para festa. Tem pessoas que foram infectadas no trabalho ou em casa e estamos pagando o pato por isso. É mais fácil colocar o povo para sofrer. Não tem testes nas UBSs. Me falaram que só está tendo no Studio 5 e no Vasco Vasques”, falou.

 

Atendimento

Uma idosa de 65 anos, que não teve a identidade revelada, passou mal na fila de espera e precisou ser socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ela sofre de hipertensão e, segundo as testemunhas, estava há horas na fila quilométrica no Centro de Testagem embaixo do sol.

centro de testagem

Foto: Reprodução

Ainda no Vasco Vasques, outra mulher já foi levada para o hospital após desmaiar no local. Não há informações sobre o estado de saúde dessas pessoas que passaram mal na fila do Centro de Testagem.

Dados

Tendo em vista que Manaus continua no período do “inverno amazônico”, há chances de acontecer aumento nos casos de gripe e Covid-19. Vale ressaltar que, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.975 novos casos de Covid-19, totalizando 457.408 casos da doença no Estado.

Além disso, foram confirmadas duas mortes pela doença, sendo uma que aconteceu na segunda-feira (17) e outra após investigação, elevando para 13.860 o total de óbitos.

Com a explosão de casos de Covid-19 no Amazonas, houve um aumento no número de pacientes internados em leitos de enfermaria e de UTI e também as hospitalizações nos sistemas de saúde pública e privada.

Em Manaus, atualmente há 426 pacientes internados com Covid-19, sendo 334 em leitos clínicos (31 na rede privada e 303 na rede pública), 74 em UTI (13 na rede privada e 61 na rede pública) e 18 em sala vermelha.

Confira o vídeo

Mesmo com quase cinco mil casos de Covid por dia, prefeito e governador aglomeram pessoas em Centros de Testagens

Mesmo com quase cinco mil casos de Covid por dia, prefeito e governador aglomeram pessoas em Centros de Testagens

Posted by Radar Amazônico on Wednesday, January 19, 2022