Por recomendação do MPE, Prefeitura de Coari institui comissão com membros da UFAM, UEA e IFAM para tratar da contratação de professores

Fórum Desembargador Cândido Honório Soares Ferreira - Coari (Amazonas)

Cidadãos de Coari passaram o dia reclamando pelas redes sociais por causa da anulação do edital relativo ao Processo Seletivo Simplificado que estava em andamento para a contratação de 892 professores para atuarem na rede municipal de ensino de Coari, nas Zonas urbana e rural. As reclamações giram em torno do fato de que os cidadãos do município pensam que, com o cancelamento do edital as inscrições que já foram feitas estão anuladas e até mesmo o processo seletivo em si deixa de existir, o que faria com que se mantenha a carência de profissionais na área d educação.

Mas, o Radar informa com base em documento ao qual tivemos acesso, e que está publicado no final da matéria, que todas as inscrições feitas até o momento são válidas e que o processo seletivo está mantido. O cancelamento do edital por parte da Prefeitura de Coari foi para atender recomendação do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), através da 1ª Promotoria de Justiça de Coari e da Comissão Especial do MPE que está no município, designada pelo Procurador Geral de Justiça em exercício, Pedro Bezerra Filho. Na recomendação, os promotores públicos defendem que a comissão do processo seletivo que vai fazer a análise dos títulos e currículos para a escolha dos professores não seja formada por servidores da própria Secretaria de Educação do Município, mas sim por membros da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e Instituto Federal do Amazonas (IFAM) com o objetivo de dar total transparência ao processo.

Os candidatos inscritos com base no Edital cancelado não precisam fazer novas inscrições, pois o MPE garantiu a validade dos cadastros. Os promotores recomendaram ainda eu, no prazo máximo de seis meses, a Prefeitura de Coari realize concurso público de provas de títulos para o provimento de cargos públicos efetivos existentes no quadro de servidores da administração municipal, principalmente no que se trata aos profissionais da educação.

O Radar captou os novos prazos do Processo Seletivo Simplificado:

26 a 30 de janeiro –Novo prazo de inscrição para demais interessados.

03 de fevereiro – Homologação das inscrições

04 a 11 de fevereiro – Análise de títulos e currículos

13 de fevereiro – Divulgação dos candidatos classificados

19 e 20 de fevereiro – Prazo para recursos

23 de fevereiro – Divulgação final dos candidatos aprovados

Documento Coari 1

Documento Coari 2

Documento Coari 3

Documento Coari 4