Posse de Ciro Nogueira tem aglomeração e autoridades sem máscara (ver vídeo)

Mayara Olíveira

A posse do senador Ciro Nogueira (PP-PI) como ministro da Casa Civil, nesta quarta-feira (4/8), foi marcada por aglomeração e autoridades sem máscaras.

Vídeos obtidos pelo Metrópoles mostram a superlotação do evento. Veja abaixo:

 

De acordo com a coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles, Fábio Faria, ministro das Comunicações, ainda deve realizar na noite desta quarta-feira (4/7), em Brasília, uma festa em homenagem a Ciro Nogueira.

A comemoração será no Lago Sul, área nobre de Brasília, e reunirá deputados e senadores da base aliada do governo.

A nomeação

A escolha de Ciro Nogueira para comandar a Casa Civil foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 28 de julho.

Nogueira ocupa o lugar de Luiz Eduardo Ramos, que passa a chefiar a Secretaria-Geral da Presidência da República, vaga deixada por Onyx Lorenzoni.

A movimentação já era prevista. No último dia 21, Bolsonaro anunciou que estava trabalhando por uma “pequena mudança ministerial” para os próximos dias.

“Estamos trabalhando inclusive uma pequena mudança ministerial, que deve ocorrer na segunda-feira, para ser mais preciso, para a gente continuar administrando o Brasil”, disse Bolsonaro, na ocasião, em entrevista à Jovem Pan Itapetininga.

Os cargos

Representante do Centrão na cúpula do Planalto e novo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira tem à sua disposição nada menos do que 210 cargos de confiança na Presidência, ou seja, de pessoas que ele poderá nomear.

Nogueira terá que escolher nomes para despachar em diversos órgãos do Planalto, incluindo a Secretaria de Relações Governamentais e as Subchefias de Política Econômica, Finanças Públicas, Políticas Sociais, e Articulação e Monitoramento.